MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

Estudo aponta que tubarões com mais de 300 anos ainda vivem no oceano 

Um estudo dirigido pelo biólogo marinho Julius Nielsen, da Universidade de Copenhague, tem analisado tubarões na região da Groenlândia, banhada pelo Oceano Ártico e Oceano Atlântico Norte. As pesquisas trouxeram resultados fascinantes que mostraram que

Da Redação

·
Estudo concluiu que podem haver animais com até 512 anos. (Foto: Julius Nielsen/Science)
Icone Camera Foto por Reprodução
Estudo concluiu que podem haver animais com até 512 anos. (Foto: Julius Nielsen/Science)
Escrito por Da Redação
Publicado em 07.11.2016, 09:20:00 Editado em 07.11.2016, 16:50:56
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Um estudo dirigido pelo biólogo marinho Julius Nielsen, da Universidade de Copenhague, tem analisado tubarões na região da Groenlândia, banhada pelo Oceano Ártico e Oceano Atlântico Norte. As pesquisas trouxeram resultados fascinantes que mostraram que alguns deles podem ter até 500 anos de idade.

continua após publicidade

O estudo analisou 28 animais que já tinham morrido após serem capturados por engano em redes de pesca. Esses tubarões, com cerca de cinco metros de comprimento, foram avaliados com pelo menos 272 anos de idade.

Para chegar em tal resultado foi utilizado o sistema de datação por rádio carbono que se baseou ainda no olho do animal, que é composto por um material com proteínas metabolicamente inertes que não são renovadas. Desse modo, a datação consegue determinar quando esse tecido foi formado, chegando assim a idade do animal.

continua após publicidade

O biólogo afirmou que não dá para saber precisamente a idade, no entanto ele garantiu que há registros de animais entre 272 e 512 anos, com 95% de certeza sobre o resultado. O estudo concluiu que um dos tubarões mais velhos deve ter provavelmente 390 anos.

Para Steven Austad, estudante da biologia do envelhecimento na Universidade de Alabama – Birmingham, a pesquisa traz estimativas surpreendentes, já que se avaliássemos apenas a idade mais baixa, ainda assim seria o animal vertebrado mais antigo da história.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Estudo aponta que tubarões com mais de 300 anos ainda vivem no oceano "

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!