MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

Canadá vai investigar ruído misterioso no fundo do Ártico

Um ruído de origem desconhecida vindo do fundo do Ártico, perto da aldeia de Igloolik, provocou a debandada de animais selvagens e gerou apreensão entre os moradores locais. Eles descrevem o ruído de forma diversa: como um som sibilino, um zumbido, ou uma

Da Redação

·
Ruído de origem desconhecida vindo do​ fundo do Ártico é ouvido com frequência perto da aldeia de Igloolik - Foto - gettyimages
Icone Camera Foto por Reprodução
Ruído de origem desconhecida vindo do​ fundo do Ártico é ouvido com frequência perto da aldeia de Igloolik - Foto - gettyimages
Escrito por Da Redação
Publicado em 04.11.2016, 10:46:00 Editado em 04.11.2016, 11:19:35
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Um ruído de origem desconhecida vindo do fundo do Ártico, perto da aldeia de Igloolik, provocou a debandada de animais selvagens e gerou apreensão entre os moradores locais. Eles descrevem o ruído de forma diversa: como um som sibilino, um zumbido, ou uma buzina. 

continua após publicidade

O transtorno é tão significativo para os caçadores que a administração de Nunavut (território canadense) solicitou ao Departamento de Defesa Nacional que dê início a uma investigação para apurar a causa do barulho misterioso emitido do Ártico. "O Departamento de Defesa Nacional foi informado sobre ruído estranho proveniente do Estreito de Fury e Hecla e as Forças Armadas do Canadá adotaram os procedimentos necessários para conduzir uma investigação eficiente sobre situação", disse à revista online Motherboard o porta-voz do Departamento de Defesa Nacional, Evan Koronewski.

Recentemente, a mineração e o turismo se tornaram cada vez mais populares na região, e até há uma especulação entre moradores locais de que os sons estranhos seriam resultado de operações que realizadas pela Baffinland Iron Mines Corporation. Porém, a empresa nega estar fazendo qualquer tipo de trabalhos que pudessem produzir tal barulho.

continua após publicidade

Sonares do Greenpeace?
A área é conhecida especialmente devido às populações de baleias-da-Groenlândia, o que levou vários habitantes locais a acusar a organização ecológica Greenpeace de tentar sabotar a época de caça. "Já ouvimos falar que tais organizações como a Greenpeace tinham instalado alguma espécie de sonares no leito para afastar os mamíferos marinhos do caminho e impedir os inuítes (nação indígena esquimó que povoa as regiões do Ártico no Canadá, Alasca e Groenlândia) de caçá-los", disse Paul Quassa, membro da assembleia legislativa de Nuvat.

Suposição sem suporte
Mas até o momento, não há nenhuma evidência e nenhum navio foi avistado para dar suporte a essa suposição. A organização Greenpeace também rechaça todas as acusações. "Não só nunca faríamos nada para prejudicar a vida marinha, mas também temos todo o respeito pelo direito dos inuítes a caçarem e, claro, não estamos dispostos a causar qualquer impacto nisso", frisou à Motherland a porta-voz da organização, Farrah Khan. 

Enigma permanece
O enigma permanece e ninguém tem a mínima ideia o do produzi tal ruído. "Por enquanto, ainda estamos trabalhando no assunto", afirmou à CBC George Qulaut, outro membro da assembleia legislativa de Nuvat. "Mais ainda Não temos nem uma pista", completou.

continua após publicidade

95% inexplorados
Cerca de 95% dos oceanos da Terra permanecem inexplorados, e não é de se espantar que alguns fenômenos permaneçam um mistério, conforme avaliação de cientistas. Em 1991, pesquisadores captaram pela primeira vez um ruído estranho proveniente das profundezas do Oceano Pacífico e que pode ser audível por praticamente toda a sua extensão.

A Administração Oceânica e Atmosférica Nacional, dos Estados Unidos, batizou o ruído de Upsweep, ou Curva Ascendente, em português, descrevendo o fenômeno como “uma longa série de sons de varredura, de banda estreita, com vários segundos de duração cada”.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Canadá vai investigar ruído misterioso no fundo do Ártico"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!