Cotidiano

Jornalistas franceses filmam cadeia pública de Ivaiporã para documentário

Da Redação ·
Documentário  mostra a realidade do sistema carcerário brasileiro. Foto: Ivan Maldonado
Documentário mostra a realidade do sistema carcerário brasileiro. Foto: Ivan Maldonado

A cadeia pública de Ivaiporã está sendo filmada por dois jornalistas franceses que estão produzindo um documentário sobre a situação carcerária no Brasil. Sonia Hedidi e Paul Cabanis trabalham na Babel Press, produtora de programa para a televisão. Os jornalistas escolheram a Cadeia Pública da 54ª Delegacia Regional de Polícia (DRP) para falar sobre fugas. A reportagem, segundo eles, será transmitida no Canal Plus.

continua após publicidade

Segundo a jornalista Sonia Hedidi, o interesse pela Cadeia de Ivaiporã se deve principalmente em razão das últimas fugas. Só no último mês, presos conseguiram escapar duas vezes, além de uma tentativa de rebelião.

“Nas nossas pesquisas pudemos notar que no Brasil há grandes problemas de fugas. Chamou a atenção que as delegacias são improvisadas com um sistema carcerário. Para nós franceses, é surpreendente uma prisão numa delegacia’, explica Sonia.

continua após publicidade

Jornalistas franceses filmam cadeia pública de Ivaiporã para documentário fonte: Reprodução

Para o presidente do Conselho Comunitário de segurança (Conseg) de Ivaiporã, Jair Burato, é muito importante que a imprensa internacional comece a tomar conhecimento da realidade do sistema carcerário do Brasil.