Cotidiano

Robô vai atuar como policial nas ruas de Dubai; veja vídeo

Da Redação ·
Robô fala árabe, inglês e francês, é capaz de fotografar e digitalizar rostos e está ligada aos serviços centrais da polícia - Foto: Ocean Press
Robô fala árabe, inglês e francês, é capaz de fotografar e digitalizar rostos e está ligada aos serviços centrais da polícia - Foto: Ocean Press

O protótipo de um robô policial foi apresentado recentemente na feira de tecnologias Gitex, em Dubai, maior cidade dos Emirados Árabes Unidos. A máquina fala árabe, inglês e francês, é capaz de fotografar e digitalizar rostos e está ligada aos serviços centrais da polícia. O robô foi idealizado pela empresa Pal Robotics.

continua após publicidade

“Este robô foi totalmente desenvolvido na Europa, em Barcelona. Estamos muito satisfeitos pelo fato da polícia do Dubai ter escolhido a nossa plataforma, entre as várias tecnologias que estão disponíveis no mundo inteiro”, disse Carlos Vivas, gestor da empresa.

O público pôde ainda conhecer um robô segurança fabricado graças a uma impressora 3D. A máquina regista imagens e informações que são transmitidas em direto para uma unidade central e deverá ser usada em breve na segurança residencial, nos Emirados Árabes Unidos.

continua após publicidade

Equipados com tasers
Estima-se que os primeiros protótipos estarão disponíveis até 2017, mas todos os dispositivos robóticos não entrarão em funcionamento antes de 2020, quando passarão a serem fornecidos também com tasers.

Este ano, a feira de tecnologias do Dubai reuniu quase duas mil empresas no Dubai World Trade Center. Além das exposições, a programação incluiu conferências e encontros entre empresas.

Clique aqui e veja vídeo

Com informações do portal Euronews