Cotidiano

Novembro traz a maior "superlua" do século 21

Da Redação ·
Na noite de 14 de novembro (segunda-feira) será possível conferir a maior superlua do século 21. Foto: Reprodução
Na noite de 14 de novembro (segunda-feira) será possível conferir a maior superlua do século 21. Foto: Reprodução

Os amantes de astronomia podem marcar na agenda mais uma data para observar o céu. Na noite de 14 de novembro (segunda-feira) será possível conferir outra vez a “superlua”. Neste ano será a segunda vez que o fenômeno acontece, no entanto, esta data é ainda mais especial, pois será o momento em que a Lua chegará mais perto da Terra em todo o século 21. Acontecimento semelhante só deverá ocorrer novamente daqui a 18 anos.

continua após publicidade

A explicação da aproximação está no fato de a órbita do satélite ser elíptica. Por isso, a distância varia. E a menor distância até a Terra (chamada de perigeu) é bem diferente da maior distância (chamada de apogeu): o perigeu da Lua se dá por volta de 362.600 km da Terra e o apogeu, na média, por volta de 405.400 km, uma diferença de 42.800 km.

Novembro traz a maior "superlua" do século 21 fonte: Reprodução
continua após publicidade

Lua perigeu
Segundo a Agência Espacial Americana (Nasa) o tamanho do satélite pode aumentar até 14% e ficar até mais de 30% mais brilhante do que uma lua cheia de apogeu. A “superlua” poderá ser vista de todo o Brasil.

Segunda do ano
Esta será a segunda “superlua” em 2016. A primeira ocorreu em 16 de outubro e a terceira e última será em 14 de dezembro. A previsão é que a do dia 14 de novembro seja a maior de todas, já que ela deve ser a lua cheia mais próxima da Terra já vista em todo século 21 até o momento. O cálculo dos especialistas é que o satélite só voltará a ficar tão perto da Terra no dia 25 de novembro de 2034.

Acontecimentos
O ano de 2016 trouxe consigo grandes fenômenos astronômicos vistos a olho nu pelos brasileiros. Com direito a superluas, nove chuvas de meteoros e planetas se aproximando da Terra para exibir sua beleza.