Cotidiano

Professores estaduais encerram greve e aulas serão retomadas na terça

Da Redação ·
Professores estaduais encerram greve e aulas serão retomadas na terça. Foto: App-Sindicato
Professores estaduais encerram greve e aulas serão retomadas na terça. Foto: App-Sindicato

Em assembleia realizada nesta segunda-feira (31), em Curitiba, os professores estaduais do Paraná decidiram suspender a greve da categoria. Os docentes estavam paralisados desde o dia 17 de outubro.

continua após publicidade

Segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná (APP-Sindicato), a reunião contou com a participação de mais de 3 mil educadores. 

As aulas serão retomadas já a partir desta terça-feira (1º). A reposição do calendário escolar deverá ser definido nos próximos dias.

continua após publicidade

A APP-Sindicato, informou no site que a greve foi uma denúncia da quebra de compromissos assegurados nas leis (Constituição e Lei da Data-base) foi, em toda sua duração, legítima, justa e digna do respeito do governo e da sociedade. A categoria saiu das escolas para protestar contra o retrocesso e contra os ataques à educação pública. 

“O item principal que motivou a greve, foi o desrespeito com os servidores. A data-base também é dívida, não é um aumento. O governador quebrou um compromisso que ele mesmo havia feito com a nossa categoria. O que temos direito é ao reajuste do poder de compra que precisa ser corrigido, pelo menos, uma vez por ano. A fala oficial do governo Richa é de que a data-base é um ganho e de que pode ser adiada para quando houver dinheiro em caixa, quem sabe em 2018. Isso é desrespeitoso”, defendeu o presidente da APP-Sindicado, professor Hermes Silva Leão.