Cotidiano

Astrônomos ficam divididos sobre misteriosa luz que cruzou céu da Sibéria; veja vídeo

Da Redação ·
Foto: Mike Lewinski/flickr.com/Agência Sputinik
Foto: Mike Lewinski/flickr.com/Agência Sputinik

Uma estranha luz esverdeada vista em 25 de outubro atravessando o céu das regiões russas de Buryatia e Irkutsk, na Sibéria, chamou a atenção de astrônomos e gerou opiniões divergentes. Conforme o jornal The Siberian Times, os cientistas ainda não descobriram a possível origem desse fenômeno incomum. 

continua após publicidade

Algumas pessoas que registraram a passagem da luz em vídeo relataram semelhança com a queda de um cometa ou meteorito.  Mas tais hipóteses foram descartadas pela chefe do Observatório Astronómico da Universidade Estatal de Buryatia, Liliya Mironova. 

Objeto feito pelo homem?
“É claro que estamos falando de um objeto feito pelo homem. Em primeiro lugar, [um meteorito] teria batido no chão, teria criado uma onda de choque e todo mundo teria notado. Mas isso não aconteceu” – explicou a especialista.  

continua após publicidade

Bólido espacial?
Já na opinião do diretor do Observatório da Universidade Estatal de Irkutsk, Sergei Yazev, o fenômeno trata, “sem dúvida, de um bólido espacial”. “Estava queimando na atmosfera, o brilho verde se deve a altas temperaturas. Além disso, o lançamento de um míssil e a aparição deste brilho no céu não coincide com o tempo”, detalhou Yazev, que aventou ainda a possibilidade da queda de um satélite. “Podemos dizer que o tamanho do meteoro era de aproximadamente 50cm”, acrescentou.

Veja vídeo de noticiário russo sobre a misteriosa luz 

Com informações do portal da Agência de Notícias Sputinik