MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

Ônibus elétrico híbrido em teste emite 55% menos poluentes

A terceira fase de testes da tecnologia elétrica híbrida da Volvo Bus Latin America, iniciada em agosto deste ano em Curitiba, apresentou resultados divulgados em boletim na quinta-feira (27). Em pouco mais de três meses de operação já foi possível verifi

Da Redação

·
Testes com a 2ª geração híbrida da Volvo iniciaram no mês de agosto, em Curitiba - Foto: Silvio Aurichio/Divulgação/Volvo Bus Latin America
Icone Camera Foto por Reprodução
Testes com a 2ª geração híbrida da Volvo iniciaram no mês de agosto, em Curitiba - Foto: Silvio Aurichio/Divulgação/Volvo Bus Latin America
Escrito por Da Redação
Publicado em 29.10.2016, 01:27:00 Editado em 29.10.2016, 01:45:48
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A terceira fase de testes da tecnologia elétrica híbrida da Volvo Bus Latin America, iniciada em agosto deste ano em Curitiba, apresentou resultados divulgados em boletim na quinta-feira (27). Em pouco mais de três meses de operação já foi possível verificar que o veículo em circulação na linha Juvevê/Água Verde funciona 55% do tempo no modo elétrico (sem gastar nada de diesel e gerar poluentes), consome 65% menos combustível que o modelo convencional e 30% a menos que o híbrido convencional de primeira geração, o Hibribus, introduzido na frota de Curitiba em 2012. 

continua após publicidade

Até o momento só com uma estação de recarga no percurso de 22,5 quilômetros – o ideal, segundo os técnicos, seria uma estação a cada 10 quilômetros –, o modelo se mostrou viável em condições reais de uso. 

Curitiba é a primeira cidade da América Latina (AL) a testar a nova geração de ônibus híbrido elétricos da Volvo, numa operação conjunta com outras empresas – Siemens (responsável pela estação de recarga em âmbito global) e Ericsson (sistema de wi-fi) –, com o sindicato das empresas de ônibus de Curitiba e região (Setransp) e as operadoras Redentor, Cidade Sorriso e Glória, além da colaboração de acadêmicos da UTFPR e a participação do poder público, representado pela Urbs. Por se tratar de um teste, não há custos para os usuários ou para a prefeitura de Curitiba.

continua após publicidade

Segunda geração
Batizado de Hibriplug, o veículo é a segunda geração de híbridos da Volvo, com tecnologia que possibilita a recarga da bateria do motor elétrico nos pontos finais de embarque e desembarque de passageiros.

América Latina
Concluídos os testes com a tecnologia elétrica híbrida em Curitiba, o que está previsto para 2017, os veículos da Volvo devem ser testados em outras cidades do continente. Embora seja novidade na América Latina, os ônibus elétricos híbridos já estão em operação em Estocolmo e Gotemburgo (ambas na Suécia), Hamburgo (Alemanha), Luxemburgo, Namur (Bélgica).

Com informações do portal da Gazeta do Povo

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Ônibus elétrico híbrido em teste emite 55% menos poluentes"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!