MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

Pássaro fica dez meses no ar sem pousar

Um estudo publicado na revista científica norte americana Current Biology, confirma a hipótese de que aves da espécie andorinhão preto passam a maior parte das suas vidas no ar. Segundo a pesquisa, o pássaro voa por 10 meses a fio sem nunca pousar, o que

Da Redação

·
Cientistas acreditam que o andorinhão tira pequenas sonecas quando voam grandes altitudes. Foto: Reprodução
Icone Camera Foto por Reprodução
Cientistas acreditam que o andorinhão tira pequenas sonecas quando voam grandes altitudes. Foto: Reprodução
Escrito por Da Redação
Publicado em 28.10.2016, 16:33:00 Editado em 28.10.2016, 18:20:39
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Um estudo publicado na revista científica norte americana Current Biology, confirma a hipótese de que aves da espécie andorinhão preto passam a maior parte das suas vidas no ar. Segundo a pesquisa, o pássaro voa por 10 meses a fio sem nunca pousar, o que representa o maior tempo passado no ar por qualquer ave conhecida.

continua após publicidade

O estudo da Current Biology confirma uma hipótese formulada pela primeira vez há quase 50 anos por Ron Lockley, pesquisador do Reino Unido,

No experimento, pesquisadores suecos equiparam 13 pássaros desta espécie com pequenas mochilas contendo dispositivos que registravam se as aves estavam no ar ou não, a sua aceleração, e onde tinham estado em um determinado momento.

continua após publicidade

“Quando deixam o seu local de reprodução em agosto para migrar para as florestas tropicais da África Central, através da África Ocidental, eles não tocam o solo até voltarem para a próxima estação de reprodução, 10 meses mais tarde”, disse Anders Hedenström, pesquisador da Universidade de Lund, na Suécia.

“Alguns andorinhões pretos podem se empoleirar por pequenos períodos, ou por noites inteiras no meio do inverno, mas outros nunca aterrissam durante este período”, completou Anders.

As aves agarram alimentos durante o voo, de acordo com o estudo.Durante o dia, eles provavelmente poupam energia, planando nas correntes ascendentes de ar quente.

continua após publicidade

No estudo apresentado disseram que ainda não sabem como os pássaros dormem, mas indicaram que eles talvez tirem pequenas sonecas quando voam a grandes altitudes, todos os dias ao amanhecer e ao anoitecer, para depois começar a descer gradativamente à altura de voo de cruzeiro. Outros tipos de aves, como as fragatas, são capazes de dormir enquanto planam.

(Com informações da Current Biology)

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Pássaro fica dez meses no ar sem pousar"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!