Cotidiano

Sem saber ler e escrever e nunca ter ido à escola, homem faz cálculos impressionantes

Da Redação ·
Elias Bonella faz cálculos absurdamente surpreendentes de cabeça - Foto: Portal MassaNews
Elias Bonella faz cálculos absurdamente surpreendentes de cabeça - Foto: Portal MassaNews

Um homem de 29 anos residente em Foz do Iguaçu (extremo oeste do Paraná), na região da Tríplice Fronteira, tem despertado a atenção de especialistas em ciências exatas. Sem se saber ler e escrever, sem conhecer números e nunca ter ido um dia sequer à escola, além de sofrer crises frequentes de epilepsia, Elias Bonella faz cálculos absurdamente surpreendentes de cabeça. 

continua após publicidade

Tanto faz sé é de multiplicação ou divisão, o raciocínio rápido é automático. Ele também sabe calcular quantos dias, horas e segundos qualquer pessoa tem, sem usar calculadora.

Algumas vezes ele é até mais rápido do que a calculadora. O rapaz tem 29 anos e é o oitavo filho, dos nove, que a dona Olivia teve e é o único que nasceu com essa facilidade em calcular.

continua após publicidade

A mãe afirma que os irmãos sempre pediam a ajuda dele para fazer as contas. O dom do paranaense da Tríplice Fronteira despertou chamou a atenção de  vizinhos, que fizeram postagens em redes sociais sobre o prodígio da matemática.

O curioso deixa essa história mais curiosa é que o Elias não sabe ler a centena, apenas conhece cada algarismo.

Além de não saber ler numerais, ele também não conhece os símbolos aritméticos. Elias tem sérios problemas de saúde, sofre com ataques epiléticos, toma remédios controlados e não consegue ter uma vida como a de outro homem de sua idade.

continua após publicidade

Conforme a mãe, dona Olívia, Elias age como uma criança. Ele confecciona e vende estilingues e sonha em construir uma casa para ter uma vida independente financeiramente.

Com informações do portal MassaNews