Cotidiano

Por quê os vaga-lumes acendem e apagam?

Da Redação ·
Vaga-lumes proprocionam espetáculo visual: luz é atrativo sexual do inseto - Foto: Katrien Vermeire
Vaga-lumes proprocionam espetáculo visual: luz é atrativo sexual do inseto - Foto: Katrien Vermeire

O "acende e apaga" dos vaga-lumes ou pirilampos sempre atrai a atenção, seja de crianças, adultos ou idosos, biólogos, estudiosos de insetos ou curiosos. A origem dessa luz é efeito do fenômeno chamado de bioluminescência. 

continua após publicidade

Biólogos explicam que no abdome deste curioso inseto ocorre uma reação química entre duas substâncias presentes no corpo do vaga-lume, a luciferina (um tipo de pigmento responsável pelas emissões luminosas) e o oxigênio. O resultado desta reação é a oxi-luciferina, que é uma substância luminescente.  A "iluminada" reação produz a luz, amarela ou verde, dos vaga-lumes.

Atração sexual
As piscadas têm como finalidade a atração sexua. Enquanto muitos insetos se comunicam através de feromônios, os vaga-lumes atraem seus parceiros pelas piscadas. 

continua após publicidade

Outro motivo pelo qual o vaga-lume pisca é para atrair algumas presas e espantar predadores.Portanto, além de proporcionar um efeito visual atrativo para os olhos humanos, o "acende e apaga" tem ainda suas finalidades naturais.

Só os machos são alados
As larvas do vaga-lume alimentam-se principalmente de vegetais e outros insetos menores. A espécie mais comum no Brasil é a Lampyris noctiluca, na qual apenas os machos são alados.

Por quê os vaga-lumes acendem e apagam? fonte: Reprodução