Cotidiano

Apagão deixa parte do Paraguai e 3 regiões do Brasil sem energia

Da Redação ·
​​Maior geradora de energia elétrica do mundo, Itaipu tem sido responsável por 17% da demanda brasileira - Foto: Rubens Fraulini / Itaipu Binacional
​​Maior geradora de energia elétrica do mundo, Itaipu tem sido responsável por 17% da demanda brasileira - Foto: Rubens Fraulini / Itaipu Binacional

Um apagão deixou parte do Paraguai e dos estados brasileiros das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste sem energia elétrica na noite de domingo (16), primeiro dia do horário de verão. No fim da manhã desta segunda-feira (17), o Operador Nacional do Sistema (ONS) relatou que o problema foi provocado por uma falha em um equipamento da subestação de Ibiúna (SP), ligada ao sistema de Furnas, que desligou uma linha de transmissão de Itaipu, no extremo oeste do Paraná (fronteira com o Paraguai).

continua após publicidade

Durante o desligamento, registrado às 19h50, o sistema de alívio de carga precisou ser ativado por questão de segurança, o que restringiu o envio de energia para os dois países. De acordo com direção da Itaipu, a transmissão foi totalmente normalizada para o Brasil e para o Paraguai durante a madrugada desta segunda-feira (17), após cinco horas. O país vizinho ficou sem energia durante meia hora. 

Dez minutos
O ONS informou que o apagão no Brasil se estendeu por mais de dez minutos, mas não detalhou quantas cidades foram afetadas, limitando-se a dizer que "todos os estados das três regiões foram afetados em diferentes proporções". O problema só não teve maiores consequências porque o sistema de transmissão é interligado e tem condições de ser abastecido por diferentes geradoras de energia espalhadas pelo Brasil. 

continua após publicidade

"Girando no vazio"
Em nota, a binacional Itaipu explicou que o sistema de transmissão entre os dois países foi desligado às 19h50 e que as unidades geradoras do setor 50hz “ficaram ‘girando no vazio’, ou seja, disponíveis para produção aguardando a normalizado do sistema de transmissão”. No momento da suspensão, o setor atingido produzia 1.400 megawatts (MW) para o Paraguai e 5.200 MW para o Brasil. 

Itaipu
Maior geradora de energia elétrica do mundo, Itaipu tem sido responsável por 17% da demanda brasileira e por 75% do abastecimento paraguaio. Em função de um tratado, parte da metade da produção a que o país vizinho tem direito é vendida ao Brasil.

Com informações do G1