Cotidiano

Vídeo de gatos disputando vasilha com leite viraliza na internet

.

Um vídeo postado por internauta eslavo que mostra dois gatos se alimentando uma vasilha com leite de forma até certo ponto "cordial" viralizou nos últimos dias nas redes sociais.  

Os dois felinos puxam o prato com a pata assim que o outro bebe um gole (às vezes não), mas sem "perder a compostura". A até certo ponto boa convivência dos bichanos serve de exemplo para muitas pessoas.

Reputação de egoísta
Apesar de estarem entre os mascotes mais populares, os gatos têm, historicamente, reputação de distantes e egoístas, principalmente se comparados ao "melhor amigo do homem" - o cachorro.

Mas não de todo, afirmam os especialistas. Eles afirmam que os gatos domésticos guardam muitas das características de seus ancestrais, os gatos selvagens, criaturas muito solitárias.

Convivência de 9 mil anos
O fato, acrescentam os especialista, é que desde que passaram a conviver com humanos, há 9 mil anos, os gatos nunca foram completamente domesticados.

Para chegar a essa conclusão, o pesquisador Wesley Warren, da Universidade Washington em St. Louis, nos Estados Unidos, fez, ao longo de dois anos, o maior estudo genético sobre gatos domésticos já feito.

Depois, ele comparou o DNA dos gatos domésticos ao dos gatos selvagens. E concluiu que os genes dos selvagens não diferem tanto dos domésticos quanto os genes de lobos em relação aos do cachorro (o lobo é, geneticamente, um antepassado do cachorro, que convive com humanos há cerca de 17 mil anos). 

Com informações do portal da BBC