MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

Polícia e Exército retiram 60 toneladas de dinamite em área de fábrica que explodiu no PR

Policiais civis e integrantes do Exército se uniram nesta segunda-feira (10) para retirar 60 toneladas de explosivos armazenados na fábrica de dinamites Explopar, em Bocaiúva do Sul, na região metropolitana de Curitiba. De acordo com a Polícia Civil, o tr

Da Redação

·
Foto: Juliana Rodrigues / Rede Massa
Icone Camera Foto por Reprodução
Foto: Juliana Rodrigues / Rede Massa
Escrito por Da Redação
Publicado em 10.10.2016, 15:30:00 Editado em 11.10.2016, 01:07:58
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Policiais civis e integrantes do Exército se uniram nesta segunda-feira (10) para retirar 60 toneladas de explosivos armazenados na fábrica de dinamites Explopar, em Bocaiúva do Sul, na região metropolitana de Curitiba. De acordo com a Polícia Civil, o trabalho é realizado com muito cuidado já que ainda há riscos de explosão no local, situado no quilômetro 90 da BR-476. Não previsão de término do serviço.

continua após publicidade

Na tarde do último sábado (8), um caminhão pegou fogo e explodiu dentro do barracão, ferindo cerca de 80 pessoas e atingindo mais de 160 casas na região. No total, 235 habitantes foram afetados, entre desabrigados e desalojados, segundo a Defesa Civil. O dono da fábrica, Milton Lino da Silva, de 61 anos, foi preso e permanece detido.

“Nós precisamos destruir as espoletas guardadas para depois tirar os cartucheiros. Mas tudo deve ser bem controlado, para evitar mais danos. Hoje, o proprietário passa por uma audiência para que a Justiça decida se ele deve permanecer detido. Nós já pedimos o bloqueio dos bens dele, para garantir a indenização por danos ambientais e também das famílias afetadas”, explicou o delegado Mário Sérgio Bradock em entrevista ao portal Banda B.

continua após publicidade

Danos ambientais Além dos danos materiais, o local sofre ainda com danos ambientais. Pouca coisa sobrou do terreno de mata nativa onde funcionavam sete paióis. “Hoje não tem mais nada, nem os paióis”, relatou o delegado Bradock. Sete caminhões estavam no local - pelo menos dois completamente carregados - e explodiram. Partes dos veículos e da estrutura construída do espaço estão espalhadas pela região. 

200 desabrigados e 80 feridos
Já foram contabilizadas 150 casas afetadas, 235 pessoas desabrigadas e 80 feridos. Nenhuma morte foi registrada. Bradock lembrou que já havia alterado o proprietário da empresa sobre os riscos com a segurança no terreno. “O proprietário alega que tudo começou com um incêndio criminoso, que alguém entrou e tocou fogo no caminhão. Mas se alguém entrou é porque não tinha ninguém vigiando. O local não tinha condições nenhuma de segurança, estava sem iluminação, sem monitoramento, não tinha escolta armada”, afirmou.

Outra irregularidade que o delegado aponta é o excesso de explosivos armazenados no espaço e nos caminhões. “Não poderia ter toda aquela quantidade ali. Geralmente os veículos que transportam explosivos são pequenos e lá tinham carretas gigantes carregando tudo aquilo de explosivo”, avaliou o delegado.

continua após publicidade

Nota da empresa
O proprietário da empresa está preso na delegacia de Bocaiúva do Sul. A empresa divulgou uma nota em que afirma que “sempre cumpriu rigorosamente com todas as obrigações exigidas pelas autoridades competentes” e “possui todos os alvarás e licenças necessárias para o regular funcionamento”. A empresa informou ainda que tem “absoluta convicção de que a explosão ocorrida na tarde de ontem foi provocada por ação criminosa praticada por terceiro”. Além disso, se compromete a minimizar os danos causados em decorrência da explosão.

Polícia e Exército retiram 60 toneladas de dinamite em área de fábrica que explodiu no PR
Foto por Reprodução
Polícia e Exército retiram 60 toneladas de dinamite em área de fábrica que explodiu no PR
Foto por Reprodução
continua após publicidade


Com informações dos portais Banda BMassaNews

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Polícia e Exército retiram 60 toneladas de dinamite em área de fábrica que explodiu no PR"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!