A corporação espacial russa Roscosmos divulgou nota nesta segunda-feira (10) para confirmar qual será o próximo passo da missão Exomars 2016, que já está se aproximando do planeta Marte. Segundo os russos, esse seria o primeiro passo efetivo para a colonização do Planeta Vermelho.
Conforme o documento dos Roscosmos, em 16 de outubro - às 17:42 horas de Moscou (11:42 horas de Brasília) - ocorrerá a separação do módulo de demonstração Schiaparelli do módulo orbital Trace Gas Orbiter (TGO). Mas antes da separação, todos os sistemas do Schiaparelli serão ligados, preparados e testados.
Foco na órbita
Finalizada a divisão, o módulo TGO tentará atingir a órbita de Marte. O Schiaparelli se aproximará o máximo possível do planeta vermelho para que, desta forma, entre no campo gravitacional do planeta vermelho. A missão científica TGO está prevista para 2017. O módulo servirá como retransmissor de sinais do rover que fará parte da ExoMarte 2020.
Início em 2014
A missão atual ExoMarte 2016 começou em 14 de março de 2016, quando o foguete portador Proton com aparelho espacial junto ao módulo orbital TGO e módulo de demonstração Schiaparelli realizou lançamento do cosmódromo Baikonur.
As tarefas do TGO incluem o estudo climático e atmosférico do planeta, pesquisas sobre a existência e quantidade de água, reconhecimento da área para realização de pouso de naves espaciais, monitoramento de campo radioativo e muitas outras.
USA/2030
Já A Agência Espacial dos Estados Unidos (NASA) só prevê a possibilidade de enviar uma nave espacial a Marte em 2030.
Com informações do portal br.sputniknews.com
Deixe seu comentário sobre: "Missão Exomars 2016 dá primeiro passo para colonização de Marte "