MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

Torre de purificação de ar instalada em Pequim transforma poluentes em anéis

Uma torre para melhorar a estética urbana e purificar o ar, instalada em Pequim ganhou destaque na mídia mundial durante os último dias. A Capital da China é uma das cidades mais poluídas do mundo, conforme ambientalistas.O designer Daan Roosegaarde é o c

Da Redação

·
Imagem: “Smog Free Project”
Icone Camera Foto por Reprodução
Imagem: “Smog Free Project”
Escrito por Da Redação
Publicado em 05.10.2016, 16:51:00 Editado em 05.10.2016, 17:12:19
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Uma torre para melhorar a estética urbana e purificar o ar, instalada em Pequim ganhou destaque na mídia mundial durante os último dias. A Capital da China é uma das cidades mais poluídas do mundo, conforme ambientalistas.O designer Daan Roosegaarde é o coautor de uma estrutura de metal, com 7 metros de altura, que tem em seu interior uma gigantesca máquina que captura as minúsculas partículas poluentes do ar. Comparativamente, a torre ‘inspira’ a poluição e “expira” ar puro.

continua após publicidade

A ideia de criar o maior purificador de ar do mundo surgiu há três anos durante visita a Pequim. A imensa construção faz parte do que ele chama de “Smog Free Project”. "É uma espécie de templo de purificação do ar, que entra pelo topo da estrutura e é purificado pela remoção das partículas poluentes. O ar ‘expirado’ cria áreas que são cerca de 75% menos poluídas do que o resto da cidade. A zona em torno da torre é uma dos locais com o ar mais puro em Pequim”, destaca Roosegaarde.

De acordo com o holandês, a torre pode purificar, por dia, o volume de ar equivalente a um estádio de futebol. As partículas poluentes são recicladas e transformadas em anéis. A tecnologia de íon utilizada para a purificação do ar é a mesma já empregada em hospitais.

continua após publicidade

Partículas sugadas
O designer detalha que é criado um campo de eletricidade estática, que atrai e magnetisa minúsculas partículas de poluentes, que são sugadas pelo purificador. A torre limpa cerca de 30 mil m3 de ar por hora, retirando do ambiente partículas como PH2.5 e PH10, bastante nocivas para a saúde das pessoas. Segundo o designer holandês, todo o sistema funciona com energia eólica e gasta pouquíssima eletricidade.

“Podemos ver o cubo que parece flutuar no meio do anel. São as partículas poluentes que recolhemos de mil metros cúbicos de ar. Comprimimos, damos forma e revestimos essas partículas, que são muito poluentes, e as mesmas são transformadas em anéis, que muitos casais compram para oferecer em sinal de amor”, pontua.

Roosegaarde afirma ainda que, ao comprarem os anéis, as pessoas "oferecem" 1000 metros cúbicos de ar puro à cidade". O engenheiro Bob Ursem foi o responsável pela criação do filtro de nanopartículas. Idealizada na Holanda, a torre de purificação do ar será apresentada em outras cidades chinesas ao longo de 2017.

continua após publicidade

Inspiração para outras cidades
O artista espera que a torre inspire as pessoas e que apareçam mais soluções para resolver o problema da poluição nas grandes cidades. “Nós, humanos, criamos máquina para nos tornamos melhores. Inventamos a roda e o carro para sermos mais livres e podermos viajar”, diz Roosegaarde. 

“Mas agora estas mesmas máquinas estão nos fazendo mal, ao deixar o ar extremamente poluído em cidades como Pequim, por exemplo. Eu acredito que precisamos transformar as cidades modernas em locais habitáveis novamente”, completa.


Com informações dos portais euronews e do The Guardian

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Torre de purificação de ar instalada em Pequim transforma poluentes em anéis"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!