MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

Justiça cria aplicativo que ajuda eleitor a localizar seção de votação

Um aplicativo da Justiça Eleitoral foi desenvolvido para ajudar o eleitor a encontrar o local de votação e postos de justificativa, durante as eleições municipais que ocorrem neste domingo (2). O software já está disponível para download de forma gratuita

Da Redação

·
 Foto: DM
Icone Camera Foto por Reprodução
Foto: DM
Escrito por Da Redação
Publicado em 01.10.2016, 21:04:00 Editado em 01.10.2016, 21:24:00
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Um aplicativo da Justiça Eleitoral foi desenvolvido para ajudar o eleitor a encontrar o local de votação e postos de justificativa, durante as eleições municipais que ocorrem neste domingo (2). O software já está disponível para download de forma gratuita. 

continua após publicidade

O aplicativo “Onde votar” pode ser baixado na loja Apple Store e Google Play. O guia permite ao usuário uma consulta rápida do endereço dos locais de votação e dos postos de justificativa em todo país.

Orientações
Neste domingo a população vai eleger os prefeitos e vereadores dos 399 municípios do Paraná para os próximos quatro anos.

continua após publicidade

O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) destaca algumas orientações para que o eleitor não tenha transtornos no dia do pleito. 

No título de eleitor, estão as informações sobre a zona eleitoral e a seção de votação. É possível verificar os locais de votação no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Para fazer a consulta é preciso informar o número do título do eleitor ou os seguintes dados: nome, data de nascimento e o nome da mãe. O resultado da pesquisa pode ser impresso. 

Não esqueça dos documentos. A apresentação do título de eleitor não é obrigatória no dia da eleição. No entanto, é preciso apresentar um documento oficial com foto, que pode ser: carteira de identidade, passaporte, carteira de categoria profissional reconhecida por lei, certificado de reservista, carteira de trabalho ou carteira nacional de habilitação. Certidões de nascimento ou de casamento não serão aceitas. 

continua após publicidade

O eleitor que não estiver na cidade onde vota pode justificar a ausência. Para isso, é preciso levar o título de eleitor e documento de identificação com foto até a seção eleitoral mais próxima. Também é possível apresentar a justificativa até 60 dias após a votação. É necessário justificativa para cada turno em que o eleitor foi ausente. 

No site do TSE também é possível imprimir o Requerimento de Justificativa Eleitoral. O eleitor terá de preencher o formulário e assiná-lo na presença de um mesário, em qualquer local destinado ao recebimento de justificativa eleitoral no dia da votação.

Atualmente, o Paraná tem 7.869.450 eleitores, 5.044 locais de votação e 26.524 seções, de acordo com o TRE. São mais de 29 mil candidatos a vereador e quase 1,1 mil candidatos a prefeito no Paraná. 

(Com informações do G1 e Portal Brasil)

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Justiça cria aplicativo que ajuda eleitor a localizar seção de votação"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!