MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

Após 21 dias de greve, bancos marcam nova negociação nesta terça

Após uma semana sem propostas, bancários e Febraban, associação que representa os bancos, vão participam hoje de uma nova rodada de negociação salarial em uma tentativa de por fim à greve da categoria. A última conversa ocorreu no dia 15 de setembro e a g

Da Redação

·
Bancos estão em greve há 21 anos. Foto: Delair Garcia
Icone Camera Foto por Reprodução
Bancos estão em greve há 21 anos. Foto: Delair Garcia
Escrito por Da Redação
Publicado em 27.09.2016, 09:24:00 Editado em 27.09.2016, 16:53:55
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Após uma semana sem propostas, bancários e Febraban, associação que representa os bancos, vão participam hoje de uma nova rodada de negociação salarial em uma tentativa de por fim à greve da categoria. A última conversa ocorreu no dia 15 de setembro e a greve chega hoje ao 22ª dia, um a mais que no ano passado, quando o movimento foi encerrado no 21º dia. Na região, a paralisação dos bancários atinge 40 agências localizadas em 10 municípios.

continua após publicidade

É a maior adesão do movimento registrada nos últimos anos no Vale do Ivaí, segundo a presidente do Sindicado dos Bancários de Apucarana e Região, Maria Salomé Fujii. Os bancários pedem reajuste salarial de inflação (9,62%) mais aumento real de 5%. A Fenaban oferece aumento de 7% mais o pagamento de um abono de R$ 3.300. Essa proposta dos bancos foi apresentada ainda no começo da greve, dia 9 de setembro, e foi considerada insuficiente pela categoria.
A sindicalista afirma que o movimento espera que a Fenaban avance com a proposta. 

No ano passado, a greve rendeu aumento real de 0,11%. “Não vamos retroceder nas nossa reivindicações, mas por enquanto temos que esperar pelas propostas”, diz. Na região, a greve foi deflagrada inicialmente nos municípios maiores – todas as 21 agências de Apucarana e Arapongas estão fechadas desde o dia 6 de setembro – e foi sendo ampliada. O movimento fechou agências também em Ivaiporã, Faxinal. Califórnia, Jandaia do Sul, Borrazópolis, São Pedro do Ivaí e São João do Ivaí. Até a última sexta-feira, os bancários haviam fechado 13,4 mil agências em todo o país, o equivalente a 57% dos pontos, segundo relato da Contraf (confederação que representa os trabalhadores do setor financeiro). 

Após 21 dias de greve, bancos marcam nova negociação nesta terça
Foto por Reprodução
continua após publicidade

TRANSTORNOS
Os transtornos mais significativos para a população devem começar agora. Nesta segunda, o INSS iniciou o pagamento dos benefícios de setembro aos segurados que recebem até um salário mínimo. Na prática, a maior parte dos serviços bancários é realizada digitalmente pelos clientes, especialmente nos grandes centros urbanos, o que diminui o impacto da greve no dia a dia das pessoas. (COM FOLHAPRESS)

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Após 21 dias de greve, bancos marcam nova negociação nesta terça"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!