MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

Doação de medula óssea é tema de mobilização no Paraná

O Governo do Paraná passa a integrar a campanha de conscientização global do Dia Mundial do Doador de Medula Óssea, comemorado em 17 de setembro. Com o mote ‘Atualize o seu cadastro, você pode salvar uma vida em qualquer lugar do mundo’, a estratégia é re

Da Redação

·
Instituto Nacional do Câncer e Ministério da Saúde querem 9 mil novos cadastros de doadores todos os anos - FotoElza Fiúza/Agência Brasil
Icone Camera Foto por Reprodução
Instituto Nacional do Câncer e Ministério da Saúde querem 9 mil novos cadastros de doadores todos os anos - FotoElza Fiúza/Agência Brasil
Escrito por Da Redação
Publicado em 14.09.2016, 11:32:00 Editado em 14.09.2016, 18:04:55
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O Governo do Paraná passa a integrar a campanha de conscientização global do Dia Mundial do Doador de Medula Óssea, comemorado em 17 de setembro. Com o mote ‘Atualize o seu cadastro, você pode salvar uma vida em qualquer lugar do mundo’, a estratégia é relembrar a importância de manter as informações do cadastro sempre atualizadas.

continua após publicidade

“É importante que o doador sempre se lembre de atualizar o cadastro ao trocar o número de telefone ou o endereço, por exemplo. Muitas vezes, a doação deixa de ocorrer por não conseguirmos localizar o cadastrado”, ressalta o diretor do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar), Paulo Hatschbach.

Quem já se cadastrou para ser um doador de medula óssea deve atualizar o cadastro diretamente no Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome) pelo site www.inca.gov.br/doador. Para se cadastrar como doador é só procurar o hemocentro da sua região.É necessário ter entre 18 e 55 anos; estar em bom estado geral de saúde; não ter doença infecciosa ou incapacitante, câncer, doença no sangue ou do sistema imunológico. De acordo com Hatschbach, o procedimento é simples e rápido.

continua após publicidade

“O doador deverá preencher um termo de consentimento e uma ficha com informações pessoais. O processo também inclui a retirada de uma pequena quantidade de sangue (5 ml) que será analisado para identificar as características genéticas da pessoa”, detalha o diretor.

COMPATIBILIDADE E LOCALIZAÇÃO
Com o cadastro sempre atualizado, o doador poderá ser localizado e consultado quando houver um paciente com possível compatibilidade. O processo de doação só acontece após mais exames para confirmação da compatibilidade e uma avaliação clínica de saúde.

Com informações da Agência Estadual de Notícias

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Doação de medula óssea é tema de mobilização no Paraná"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!