Cotidiano

Ilusão de ótica criada por cientista francês viraliza na internet 

Da Redação ·
O cientista francês Jacques Ninio criou a ilusão de ótica que, publicada por professor japonês, viralizou no Facebook e no Twitter (Foto: Reprodução/Twitter)
O cientista francês Jacques Ninio criou a ilusão de ótica que, publicada por professor japonês, viralizou no Facebook e no Twitter (Foto: Reprodução/Twitter)

Uma ilusão de ótica criada  pelo cientista francês Jacques Ninio e postada na internet pelo professor de Psicologia japonês Akiyoshi Kitaoka viralizou no Facebook e no Twitter. Em 24 horas, o quadro enigmático foi compartilhado 7 mil vezes. 

continua após publicidade

O idealizador de videogames americano Will Kerslake tuitou a mesma imagem com a legenda: "Há 12 pontos pretos nas interseções desta imagem. Seu cérebro não o deixará ver todos de uma só vez".Cerca de 12 horas após, mais de 27 mil pessoas tinham interagido com o tuíte. 

Conhecida como Ilusão da Extinção de Ninio, em alusão ao cientista francês Jacques Ninio, a imagem mostra uma grade de linhas horizontais, verticais e diagonais com 12 pontos pretos em diversas interseções. A maioria das pessoas não consegue ver todos os 12 pontos ao mesmo tempo.

continua após publicidade

RAZÃO
De acordo com especialistas no assunto, quando o olho vê um padrão organizado de uma maneira específica, o cérebro pode não conseguir processar corretamente a imagem. Segundo o próprio Jacques Ninio, quando os discos brancos em uma grade cintilante são diminuídos e destacados em preto, eles tendem a desaparecer. A pessoa só consegue ver alguns deles ao mesmo tempo, em grupos que se movem erraticamente na página.

Para o cientista francês, a confusão se relaciona com o fato de que o cérebro pode coletar informações usando diferentes limiares de contraste em partes diferentes do campo visual.

Com informações da bbc.com