MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

Imagens de 'ostra e pérola' espaciais são captadas pelo Hubble 

O mundo é sua ostra, como diz a expressão - e com mira nesta máxima o telescópio Hubble, da NASA e da Agência Espacial Europeia (ESA),  captou imagens da Nebulosa Ostra (NGC 1501), nuvem parecida a uma ostra gigante dentro da qual há uma estrela-pérola. C

Da Redação

·
Imagens da Nebulosa Ostra (NGC 1501), nuvem parecida a uma ostra gigante dentro da qual há uma estrela-pérola - Foto - Agência Espacial Europeia (ESA)
Icone Camera Foto por Reprodução
Imagens da Nebulosa Ostra (NGC 1501), nuvem parecida a uma ostra gigante dentro da qual há uma estrela-pérola - Foto - Agência Espacial Europeia (ESA)
Escrito por Da Redação
Publicado em 08.09.2016, 21:00:00 Editado em 08.09.2016, 21:10:54
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O mundo é sua ostra, como diz a expressão - e com mira nesta máxima o telescópio Hubble, da NASA e da Agência Espacial Europeia (ESA),  captou imagens da Nebulosa Ostra (NGC 1501), nuvem parecida a uma ostra gigante dentro da qual há uma estrela-pérola. Cientistas do núcleo do observatório orbital destacaram nesta semana que  os instrumentos avançados e localização favorável em órbita acima da atmosfera da Terra potencializam o telescópio.

continua após publicidade

As imagens da "ostra e pérola" foram tiradas com uma Câmera Planetária de Ângulo Amplo, WFPC2.  A estrela pode ser vista como um ponto amarelo-laranja no centro da nuvem turquesa, assemelha-se a pérola preciosa da ostra. Tal nuvem planetária se encontra na constelação de Camelopardalis, à distância de cinco mil anos-luz da Terra.  

10 MIL ANOS
Nebulosas como a da ostra desaparecem em 10 mil anos em decorrência da dispersão de gás quente. E por fim, no lugar da estrela, aparece uma nova. A "pérola" dentro da nebulosa NGC 1501 entrou em uma de seus últimas fases de existência, quando se torna instável, ocorrendo explosões periodicamente. 

continua após publicidade

PULSANTE
O brilho dela muda tão rapidamente que as mudanças são notadas durante 30 minutos. Trata-se, segundo astrônomos, de uma estrela extremamente pulsante.

Com informações da Agência Espacial Europeia (ESA)

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Imagens de 'ostra e pérola' espaciais são captadas pelo Hubble "

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!