Cotidiano

Transporte de sete órgãos até Curitiba mobiliza helicóptero e viaturas da PRF

Da Redação ·
O helicóptero da PRF deixou um coração, um pâncreas, um par de córneas e dois rins no Shopping Estação, de onde foram levados até o Hospital de Clínicas, em Curitiba - Foto: PRF
O helicóptero da PRF deixou um coração, um pâncreas, um par de córneas e dois rins no Shopping Estação, de onde foram levados até o Hospital de Clínicas, em Curitiba - Foto: PRF

Três viaturas e um helicóptero da Polícia Rodoviária Federal (PRF) foram mobilizados nesta segunda-feira (29) para o transporte de sete órgãos humanos doados para a realização de transplantes em hospitais de Curitiba e região metropolitana.

continua após publicidade

A PRF foi chamada após um veículo do Sistema Único de Saúde (SUS) que transportava os órgãos ter apresentado pane mecânica, na altura do quilômetro 302 da BR-277, em Prudentópolis, na região dos Campos Gerais, região do Paraná onde houve a captação.Uma viatura da corporação foi até o local para dar sequência ao transporte. 

Próximo a Irati, uma outra equipe de policias rodoviários federais aguardava para seguir até Curitiba. Para ter mais agilidade, os policiais apenas trocaram de viatura e assim não foi necessários levar as caixas de um veículo para outro.Já serra de São Luiz do Purunã, um helicóptero da PRF esperava a chegada da equipe. Havia o risco de perder dois dos sete órgãos. 

continua após publicidade

Foram transportados um coração, um pâncreas, um par de córneas, um fígado, um baço e dois rins.Primeiramente a aeronave pousou no Hospital Nossa Senhora do Rocio, em Campo Largo, onde deixou um fígado. 

DESTINO FINAL
Em seguida, o helicóptero pousou na sede estadual da PRF, em Curitiba, de onde uma outra viatura levou um baço até a Central de Transplantes, situada no bairro Prado Velho. Para completar o procedimento, o helicóptero da PRF deixou um coração, um pâncreas, um par de córneas e dois rins no Shopping Estação, de onde foram levados até o Hospital de Clínicas por via terrestre.

De acordo com a PRF, todos os órgãos chegaram a tempo e em condições de serem transplantados.


Com informações da PRF