Cotidiano

Vênus e Júpiter vão ‘se encontrar’ e depois se despedir por 50 anos 

Da Redação ·
Imagem ilustrativa - youthindependent.com
Imagem ilustrativa - youthindependent.com

No próximo sábado (27), Vênus e Júpiter se aproximarão no céu durante a noite. De acordo com  astrônomos da NASA, este é um evento extremamente raro, que ocorre apenas a cada meio século.  Publicação da revista Space & Telescope explica, no entanto, que Vênus e Júpiter não se se aproximam de fato. 

continua após publicidade

Ao olhar o céu, vai parecer que ambos estão perto, mas na realidade os dois planetas ficam separados por bilhões de quilômetros porque suas órbitas são muito longe uma da outra. O próximo "encontro" de Vênus e Júpiter no céu noturno ocorrerá em 2065. 

A cena espacial prevista para o próximo final de semana poderá ser observada cerca de 20 minutos após o pôr do sol, perto da linha do horizonte.  Segundo cientistas da NASA, a imagem vai possibilitar que pessoas assistindo a olho nu, ou com ajuda de binóculos pouco potentes, vejam Vênus e Júpiter se fundindo em um único ponto no céu.  

continua após publicidade

A PARTIR DE HOJE
Astrônomos acrescentam que o início do processo de convergência dos dois planetas pode ser visto a partir de hoje (25) à noite, com a aproximação dos dois corpos celestes.  Já no domingo, Vênus e Júpiter começarão a divergir. "Desfile celeste" dos dois planetas poderá ser observado só daqui a 49 anos e alguns meses, pelos filhos e netos da atual geração humana.


Com informações da Nasa