Cotidiano

Presos do PR participam de eventos culturais e esportivos do Ceebja 

Da Redação ·
Atividades culturais ocorrem durante esse mês em todos os Ceebjas que atuam em unidades prisionais de todo o Paraná - Foto: Osvaldo Ribeiro/SESP
Atividades culturais ocorrem durante esse mês em todos os Ceebjas que atuam em unidades prisionais de todo o Paraná - Foto: Osvaldo Ribeiro/SESP

Uma série de eventos culturais e esportivos está programada para acontecer em unidades prisionais de Curitiba e da Região Metropolitana a partir desta segunda-feira (22) até a quinta-feira (25). De acordo com a Secretaria de Estado da Segurança Pública, (Sesp), serão realizadas oficinas de dança, cinema, xadrez e rodas de leitura. A abertura do evento aconteceu na Colônia Penal Agroindustrial, em Piraquara, às 9 horas.

continua após publicidade

A ação é comandada pelo Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos (Ceebja) Dr. Mário Faraco, em parceria com a coordenação de educação, qualificação e profissionalização do Departamento Penitenciário do Paraná (Depen).

O diretor do Depen, Luiz Alberto Cartaxo Moura, destaca que a iniciativa traz resultados positivos a pessoa privada de liberdade. "A participação do preso nessas atividades é fundamental no processo de ressocialização, que envolve não somente as iniciativas do Estado, mas também a participação da sociedade nesse processo", frisa. 

continua após publicidade

Conforme a diretora do Ceebja Dr. Mario Faraco, Nelma Eliane Sequineli Lemos, a semana cultural faz parte da programação escolar e acontece todos os anos no sistema prisional. As ações são voltadas, prioritariamente, para os detentos que já participam de alguma atividade de ensino.

PROGRAMAÇÃO
Estão previstas rodas de leitura da Fundação Cultural de Curitiba, apresentações de filmes pelo projeto Cinespar, oficinas de artesanato, exposição de fotos do projeto Olhares da UFPR e torneios esportivos como de xadrez.  Também serão ministradas palestras de temas variados como "Inteligência Emocional", "Sexualidade Humana", "Capoeira e Identidade Cultural", "Cidadania e Direitos Humanos", "Saúde da Mulher", "Saúde do Homem" e "Prevenção às drogas e Cidadania".

As atividades culturais ocorrem durante esse mês em todos os Ceebjas que atuam em unidades prisionais de todo o Paraná.

Com informações da Secretaria de  Estado da Segurança Pública (Sesp)