MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

Polícia Civil realiza primeira audiência por videoconferência 

O depoimento da dona de um carro furtado em maio deste ano marcou um importante avanço nos trabalhos da Polícia Civil do Paraná. No início da tarde desta quarta-feira (03/08), foi realizada a primeira audiência por videoconferência da Polícia Civil do Par

Da Redação

·
O depoimento da dona de um carro furtado em maio deste ano marcou um importante avanço nos trabalhos da Polícia Civil do Paraná. Foto: Polícia Civil
Icone Camera Foto por Reprodução
O depoimento da dona de um carro furtado em maio deste ano marcou um importante avanço nos trabalhos da Polícia Civil do Paraná. Foto: Polícia Civil
Escrito por Da Redação
Publicado em 04.08.2016, 13:50:00 Editado em 04.08.2016, 22:11:58
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O depoimento da dona de um carro furtado em maio deste ano marcou um importante avanço nos trabalhos da Polícia Civil do Paraná. No início da tarde desta quarta-feira (03/08), foi realizada a primeira audiência por videoconferência da Polícia Civil do Paraná.

continua após publicidade

Na sede da 15ª Subdivisão da Polícia Civil de Cascavel, a proprietária do automóvel prestou depoimento ao delegado Wagner Holtz – chefe da Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos de Curitiba – que estava na sede do Departamento da Polícia Civil, no Centro da capital do estado.Através da videoconferência, a dona do veículo deu detalhes do furto que vão ajudar na elucidação do inquérito – que tramita em Curitiba porque o carro foi apreendido na capital. Tanto na sede da Polícia Civil de Cascavel quanto no Departamento da instituição foram instalados dois “endpoints” (pontos de videoconferência).

“É um momento importante porque a Polícia Civil está se modernizando, trazendo novos equipamentos, aplicando tecnologias no trabalho policial, trazendo mais efetividade e economia não medindo esforços para prestar o melhor serviço pra comunidade”, avaliou o secretário da Segurança Pública e Administração Penitenciária, Wagner Mesquita, que acompanhou a audiência.

continua após publicidade

“É sem dúvida um dia histórico para a Polícia Civil do Paraná, quando a gente começa a implementar o uso de uma ferramenta tecnológica que vai dar celeridade às investigações, efetividade e mais do que isso, qualidade à prova, as oitivas de testemunhas, interrogatório de investigados, além de otimizar o uso dos nossos recursos humanos”, complementou o secretário.Cada aparelho de videoconferência custa, em média, R$ 8 mil e a intenção do delegado-geral da Polícia Civil, Julio Reis, é que este equipamento seja instalado em todas as comarcas do Estado.

“Já demos início ao processo de licitação para a compra de mais de 100 aparelhos de videoconferência”, disse Reis, que elogiou a eficiência e qualidade do equipamento. “Além da agilidade nas investigações, os delegados não terão mais de se deslocar ou encaminhar carta precatória. Agora eles poderão inquirir testemunhas, por exemplo, por videoconferência”, destacou o delegado-geral.“A Corregedoria já regulamentou o procedimento. Estamos sendo a primeira Polícia Civil do Brasil a fazer audiências a distância”, acrescentou Reis.

O “endpoint” instalado na sede da delegacia de Cascavel foi adquirido por meio de um convênio com o Ministério Público do Trabalho. “Temos que agradecer esta iniciativa e eu, como o secretário, tenho o compromisso de aportar recursos para que possamos replicar esta tecnologia para outras delegacias do Paraná, para que esta eficiência esteja a disposição de todos os delegados”, completou Mesquita.Ao final do depoimento, que marcou o início dos trabalhos de audiência por videoconferência, a juíza Filomar Helena Perosa Carezia, da 1ª Vara Criminal de Cascavel, e o promotor da cidade, Alex Fadel, elogiaram a iniciativa da Polícia Civil de iniciar as audiências por videoconferência. A magistrada ressaltou a celeridade no processo investigatório e a maior segurança com os depoimentos gravados – citando casos em que o depoente muda a versão negando o que havia dito ao delegado de polícia.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Polícia Civil realiza primeira audiência por videoconferência "

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!