MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

Paraná recebe nesta quarta-feira 1º lote de vacina contra a dengue

O Paraná recebeu nesta quarta-feira (3) o primeiro lote de vacinas contra a dengue, que serão utilizadas na campanha estadual de imunização a partir do dia 13 de agosto.As primeiras 250 mil doses serão distribuídas já nesta semana aos 30 municípios contem

Da Redação

·
Campanha no Paraná objetiva imunizar 500 mil pessoas em todo o Estado - Foto: Imagem ilustrativa
Icone Camera Foto por Reprodução
Campanha no Paraná objetiva imunizar 500 mil pessoas em todo o Estado - Foto: Imagem ilustrativa
Escrito por Da Redação
Publicado em 03.08.2016, 10:02:00 Editado em 03.08.2016, 23:25:08
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O Paraná recebeu nesta quarta-feira (3) o primeiro lote de vacinas contra a dengue, que serão utilizadas na campanha estadual de imunização a partir do dia 13 de agosto.As primeiras 250 mil doses serão distribuídas já nesta semana aos 30 municípios contemplados nesta primeira etapa da vacinação. A campanha, lançada na última semana pelo governador Beto Richa (PSDB), objetiva imunizar 500 mil pessoas. Somente em 2015, mais de 55 mil paranaenses foram acometidos de dengue.

continua após publicidade

O Paraná será o primeiro Estado das Américas a ofertar gratuitamente a vacina da dengue à população. Em Paranaguá (Litoral) e Assaí (norte do Estado), as doses estarão disponíveis a pessoas com idade entre nove e 44 anos – faixa etária completa em que a vacina é indicada.Em outros 28 municípios prioritários, a vacinação será direcionada a jovens com idade entre 15 a 27 anos. A escolha deste grupo se baseou em um estudo epidemiológico da Secretaria da Saúde que apontou que 30% do total de casos de dengue do Estado ocorrem nesta faixa etária.61 

61 MORTES
No último período epidemiológico, que foi de agosto de 2015 a julho de 2016, foram registradas 61 mortes em decorrência da dengue no Paraná. Foram 55.998 mil casos confirmados, sendo 912 considerados graves. Este número pode aumentar, visto que são dados preliminares e estão sujeitos a atualizações.Informe divulgado na terça-feira (2) pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) aponta que 90 municípios do Estado registraram epidemia de dengue entre agosto/2015 e julho/2016

continua após publicidade

O número é 27% inferior ao mesmo período de janela epidemiológica anterior (2014/2015). Houve um aumento no número de municípios com casos autóctones (quando a doença é contraída dentro do município. Em 2014/2015 eram 252 cidades e agora são 270 no Paraná.

EFICÁCIA
A vacina da campanha paranaense (da empresa francesa Sanofi Pasteur) é tetravalente, protegendo contra os quatro subtipos virais da dengue. De acordo com a empresa produtora, ela tem eficácia global comprovada de 66%. O esquema vacinal será de três doses, com um intervalo de seis meses entre cada aplicação.

OMS
Em comunicado oficial, divulgado na última semana, a Organização Mundial da Saúde (OMS) se posicionou a favor da vacinação contra a dengue na rede pública de saúde. O documento, publicado no boletim semanal do órgão, se baseou em evidências científicas de qualidade e foi revisado por especialistas externos e da própria OMS.

continua após publicidade

Confira a lista das 30 cidades contempladas com
a vacina contra a dengue no Estado do Paraná:

Foz do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu, São Miguel do Iguaçu, Boa Vista da Aparecida, Tapira, Santa Izabel do Ivaí, Cruzeiro do Sul, Santa Fé, Munhoz de Melo, Marialva, Paiçandu, São Jorge do Ivaí, Maringá, Mandaguari, Sarandi, Iguaraçu, Ibiporã, Jataizinho, Porecatu, Bela Vista do Paraíso, Cambé, Londrina, Sertanópolis, Leópolis, São Sebastião da Amoreira, Itambaracá, Cambará e Maripá.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Paraná recebe nesta quarta-feira 1º lote de vacina contra a dengue"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!