Cotidiano

Paraná será o primeiro Estado a vacinar contra a dengue nas Américas

Da Redação ·
 A campanha vai até o dia 24 de setembro  - Foto: TNONLINE
A campanha vai até o dia 24 de setembro - Foto: TNONLINE

Mais uma campanha de vacinação intensiva contra a dengue no Paraná vai ser lançada na tarde da próxima terça-feira (26), às 16 horas, no Porto de Paranaguá. O estado será o primeiro das Américas a realizar uma campanha pública de vacinação contra a doença,confirmaram fonte da Organização Mundial da Saúde (OMS). Na oportunidade, será assinado o Protocolo de Intenções com a Sanofi Pasteur para a aquisição das vacinas e serão imunizados os primeiros paranaenses contra a doença. A estratégia do Paraná para a campanha vacinal nas cidades priorizadas também será divulgada.

continua após publicidade

A vacina produzida pela empresa francesa Sanofi Pasteur é pioneira no mundo e foi aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em dezembro de 2015, após 20 anos de pesquisa e a comprovação da potencialidade curativa. Ela protege contra os quatro sorotipos de dengue que circulam no Brasil.

PREÇO
Assim que o preço for definido pelo Governo Federal, será divulgada a estratégia do Estado quanto a campanha de imunização. O orçamento necessário para a aquisição das 500 mil doses já está definido e bloqueado junto à Secretaria Estadual da Fazenda.

continua após publicidade

NÚMERO DE CASOS DO DOENÇA E MORTES PROVOCADAS
O Paraná já registrou mais de 55 mil casos de dengue desde agosto de 2015. O novo boletim sobre a doença foi divulgado nesta semana pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). São 55.260 casos confirmados.  Além disso, mais uma pessoa morreu de dengue no Estado, totalizando 61 mortes causadas pela doença. Óbito foi registrado em Bela Vista do Paraíso, no norte do Paran[a. Todas as mortes aconteceram neste ano.