Cientistas focam pesquisas em túnel quântico no cérebro

Publicado em 24.07.2016, 08:17:00 Editado em 25.07.2016, 06:41:43

Pesquisas de neurocientistas radicados na Universidade de Calgary e da Universidade de Alberta, no Canadá, indicam que no cérebro humano podem existir túneis de  fótons, o que é uma ideia extremamente de vanguarda para a visão da ciência moderna sobre as conexões entre neurônios. Um artigo detalhado sobre o estudo dos pesquisadores está disponível no portal BioRxiv.

Eles já haviam chegado à conclusão  que as células nervosas podem emitir fótons, e por conta disso, os pesquisadores não descartam a possibilidade de se fornecer conexão adicional entre neurônios com auxílio da luz.

Os pesquisadores apuraram, baseando-se em modelos matemáticos, que bainhas da mielina nos axônios dos neurônios do cérebro humano podem transmitir fótons. Desta forma, os neurocientistas supõem que biofótons e bainhas da mielina criam redes ópticas no cérebro humano.

FRAGMENTO DE CÉREBRO ELETRÔNICO
Por sua vez, um grupo de pesquisadores do Instituto de Física e Tecnologia de Moscou aparentemente desenvolveu um protótipo de hardware de “sinapse eletrônica” que mostra propriedades similares às das sinapses orgânicas do próprio cérebro humano.

De acordo com os cientistas russos, que publicaram suas descobertas no jornal Nanoscale Research Letters, sua criação funciona como uma sinapse biológica verdadeira e pode deixar a humanidade mais perto de criar redes neurais artificiais completas.

Cientistas focam pesquisas em túnel quântico no cérebro