Cotidiano

Vídeo com a ‘face irritada’ do Sol é divulgado por cientistas

Da Redação ·
A NASA divulgou ainda um vídeo onde se vê um buraco coronal gigante no Sol - Foto: flickr.com/NASA Goddard Space Flight Center
A NASA divulgou ainda um vídeo onde se vê um buraco coronal gigante no Sol - Foto: flickr.com/NASA Goddard Space Flight Center

Pesquisadores da Agência Espacial Americana (NASA) divulgaram recentemente um vídeo intrigante pela imagem que mostra. Na imagem pode-se distinguir a "face irritada" do Sol.

continua após publicidade

Mas astrônomos contestam essa interpretação visual e garantem que trata-se apenas de uma ilusão.  Os pesquisadores detalham que os "olhos" do Sol" são duas áreas ativas que ejetam massas coronais, enquanto a parte escura e fria da estrela que emite o campo magnético ao espaço gera uma ilusão de "boca".

Os cientistas acrescentam que só foi possível observar a "face irritada do Sol" em decorrência do efeito óptico classificado de pareidolia. Pesquisadores acrescentam que a essência deste fenômeno consiste na formação de imagens ilusórias, baseadas na forma original do objeto real.

continua após publicidade

BURACO GIGANTE - A NASA divulgou ainda um vídeo onde se vê um buraco coronal gigante no Sol. As imagens foram feitas no final do primeiro semestre deste ano pelo Observatório de Dinâmica Solar (Solar Dynamics Observatory), informa o site da NASA.

COROA - O buraco coronal é uma área da coroa do Sol onde a densidade e a temperatura do plasma são até cem vezes mais baixas quando comparadas com outras áreas. Os buracos coronais aparecem quando a atividade solar é mínima.