Cotidiano

Juiz Sergio Moro vai receber comenda concedida pela Fecomércio

Da Redação ·
Em férias, Sergio Moro antecipa retorno após morte de Teori Zavascki - Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/ Agência Brasil-arquivo
Em férias, Sergio Moro antecipa retorno após morte de Teori Zavascki - Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/ Agência Brasil-arquivo

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR) vai promover uma comemoração relativa ao Dia do Comerciante, em 22 de julho. Trata-se da 11ª edição do troféu Guerreiro do Comércio, que evdencia empresários e trajetórias de sucesso de personalidade paranaenses. Três personalidades foram escolhidas para receber a comenda “Ordem do Mérito do Comércio do Paraná” neste ano. Recebem os títulos de comendadores o presidente da Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep), Ágide Meneguette; o presidente e fundador do Grupo Condor, Pedro Joanir Zonta, e o juiz federal Sergio Fernando Moro, principal protagonista da Operação Lava Jato e muito parabenizado em todo o Brasil e até no exterior. Moro se destaca no combate à corrupção com "pulso firme". O nome do magistrado foi até sugerido por algumas lideranças políticas para ser candidato à Presidência da República.

continua após publicidade

O magistrado afirmou que a homenagem o deixa lisonjeado e o estimula a trabalhar ainda mais no combate à corrupção e pagamentos de propinas.

Em 69 anos de existência da honraria, esta homenagem foi entregue a apenas 14 personalidades, além das concedidas este ano. 

continua após publicidade

GUERREIRO DO COMÉRCIO - No evento do dia 22 de julho, 47 empresários dos sindicatos filiados à Fecomércio PR serão agraciados com o título “Guerreiro do Comércio”. Os premiados são indicados segundo critérios de projeção, tempo de mercado, reconhecimento da comunidade e notoriedade empresarial. Com o prêmio, a Fecomércio PR pretende destacar os empreendedores que geraram oportunidades de trabalho e ajudaram a impulsionar e desenvolver o Paraná e o País. 

TROFÉU - Um troféu em bronze, feito pelo artista plástico Luiz Gagliastri, será entregue aos homenageados. A obra representa uma figura humana estilizada, com pés alados, fazendo alusão ao deus do Comércio, Mercúrio, que segura uma lança com uma pedra de cristal de rocha. 

Confira a relação dos homenageados

continua após publicidade

Comendas “Ordem do Mérito  do Comércio do Paraná”:   

Ágide Meneguette – Presidente da Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep)  
Pedro Joanir Zonta – Presidente e fundador do Grupo Condor -  
Sergio Fernando Moro – Juiz Federal 

Guerreiros do Comércio 2016:  

Apucarana: Jonas Ranuci Marcato  Apucarana: Juarez Vaz Teixeira 
Arapongas: Benedicto Aparecido Quessada  
Campo Largo: Valdencir Bieda e José Canisso (in memoriam) 
Campo Mourão: Clineu Uehara 
Cascavel: Adelmo Kaschak, Ildo Antonio da Silva e Alci Lucio Rotta  
Castro: Marco Antonio de Castro Menarim  
Cornélio Procópio: Marcos Pedroso de Oliveira 
Curitiba: Ademir Ortiz, Nelson Pires de Moraes Junior, Marco Aurélio Baptistella, Elisa Ruppenthal, Bruno José Esperança, Edson Neilor Augustini Barbosa, Zulfiro Antônio Bosio, Hirverton Pedro Bocardo,  Rogerio Macedo Borio,  Neide Sueli Brusamolin Scandelari, José Bruno, Paulo Beltrame, Helio Gomes Raupp e Marco Tadeu Barbosa  
Foz do Iguaçu: Paulo Pulcinelli Filho, Valdirlei Fátima Tombini Baranoski  
Guarapuava: Nerly Kopanski  Irati: Nair Novak Spaki 
Ivaiporã: Rita de Cássia Assis Alves  
Jacarezinho: Laércio Taborda  Londrina: Carlos Eduardo Pedro da Silva  
Londrina: Dirceu Adelei Januário
Marechal Cândido Rondon: Deoclides da Silva 
Maringá: Fabio Henrique Andrelo, Luiz Antonio Domingues  
Medianeira: Anair de Fátima Cigerza, Mara Beatriz Montagna
Paranaguá: Loutfie Ahmad Abou Mourad 
Pato Branco: Edemar Galeazzi 
Pinhais: Haidar Sobhi Omar 
Ponta Grossa: Jordão Bahls de Almeida Neto 
Ponta Grossa: Haroldo Antunes Deschk  
Prudentópolis: Luis Henrique Stroparo 
Toledo: Hermes Antonio Césaro 
Umuarama: Joaquim Fernandes Martins 
União da Vitória: Francisco Borges de Lima