Cotidiano

Primeiras fotos da órbita de Júpiter mostram 'gigante em toda sua glória'

Da Redação ·
Mapeamento da órbita de Júpiter é facilitado por sonda da Nasa  - Foto: Nasa
Mapeamento da órbita de Júpiter é facilitado por sonda da Nasa - Foto: Nasa

A sonda espacial Juno, dos EUA, transmitiu recentemente a sua primeira imagem desde que entrou na órbita do planeta, de acordo com a NASA.

continua após publicidade

Lançada ao espaço em agosto de 2011, a sonda apresentou alteração de rota e em 5 de julho deste ano, o voo foi corrigido e entrou na órbita do gigante de gás, onde ficará até 20 de fevereiro de 2018. Cada volta da sonda em torno de Júpiter leva 53 dias. “A primeira imagem enviada pela sonda Juno a partir da órbita de Júpiter”, aponta um comunicado da NASA publicado no Twitter.

A imagem foi feita em 10 de julho, quando a sonda ficou a uma distância de 4,3 milhões de quilômetros de Júpiter. Chamam atenção na foto as formações atmosféricas no planeta, a Grande Mancha Vermelha, e três dos quatro maiores satélites do gigante – Io, Europa e Ganimedes.

continua após publicidade

ALTA RESOLUÇÃO - “As primeiras imagens do planeta com alta resolução serão tiradas em 27 de agosto, quando a Juno passar perto de Júpiter”, informa a pesquisadora Candice Hansen, que participa da equipe técnica responsável pelo projeto da sonda Juno