Cotidiano

Recém-nascido morre asfixiado após mãe pegar no sono enquanto amamentava

Da Redação ·

Um bebê de 20 dias morreu por asfixia na manhã desta terça-feira (05) em Cascavel, Região Oeste do Paraná. O neném teria sido sufocado acidentalmente pela mãe que acabou adormecendo enquanto amamentava seu filho.

continua após publicidade

A mãe acabou pegando no sono e quando acordou o neném já estava em parada cardiorrespiratória. O socorro foi prestado por uma equipe do Siate, do Corpo de Bombeiros. Foram realizadas várias manobras para tentar salvar o recém-nascido, mas não houve êxito e a criança morreu.

Os socorristas informaram que não havia sinal de violência na bebê e que ele teria morrido acidentalmente.

continua após publicidade

Também no Oeste do Estado - No sábado (02), em São Miguel do Iguaçu, uma criança de um ano morreu asfixiada com uma coberta enquanto dormia no carrinho. Quando a mãe percebeu a menina já estava morta.

ORIENTAÇÃO - Casos de crianças que morrem acidentalmente por asfixia ocorrem em todo o País. Para evitar uma tragédia são necessários uma série de cuidados que começam na hora da amamentação. 

Recém-nascido morre asfixiado após mãe pegar no sono enquanto amamentava fonte: Reprodução
continua após publicidade

Socorristas orientam que a cabeça da criança deve permanecer erguida e o corpo inclinado para facilitar a ingestão do leite. Além do leite, é normal que aconteça também a ingestão de um grande volume de ar. Então, o risco de que o líquido pare no pulmão é muito grande, por isso é importante manter a posição indicada.

Outro fator que também ocasiona morte por asfixia é a posição na hora de dormir. É necessário colocar a criança de uma maneira correta, sem risco de engasgo ou sufocamento. Eles devem ser colocados de lado. Para evitar que virem o corpo, toalhas enroladas podem ser utilizadas para servir como uma espécie de cocho para que permaneçam na posição adequada. O esquema serve para evitar que o vômito volte para a garganta caso o bebê passe mal.

Os profissionais também alertam que a criança deve dormir no próprio berço e não na mesma cama com os pais. Se mesmo com todos esses cuidados o bebê se asfixiar, é preciso agir rápido e acionar uma equipe médica.