Cotidiano

5º edição da Marcha das Vadias acontece neste sábado, em Londrina

Da Redação ·
Manifestantes iniciarão o protesto no calçadão de Londrina e encerrarão a Marcha na Concha Acústica (Foto - Divulgação)
Manifestantes iniciarão o protesto no calçadão de Londrina e encerrarão a Marcha na Concha Acústica (Foto - Divulgação)

Mais uma Marcha das Vadias, acontece amanhã (02/07) em Londrina, no norte do Paraná (PR), e traz o tema “Contra a cultura do estupro: ser mulher, sem temer”. A 5º edição está marcada para o meio dia, com concentração a partir das 11h em frente às Lojas Pernambucanas, no calçadão.

continua após publicidade

O tema escolhido faz referência ao estupro coletivo sofrido recentemente por uma adolescente no Estado do Rio de Janeiro (RJ). A manifestação tem como objetivo combater o machismo, a cultura do estupro, a violência contra a mulher e a violência sexual contra crianças, adolescentes e adultos.

De acordo com dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), uma mulher é estuprada a cada 11 minutos no Brasil. O mesmo estudo indica ainda que somente no ano de 2015, o Paraná registrou 4.119 ocorrências.

continua após publicidade

Em outra diretriz, a Marcha tem como objetivo também, protestar sobre a falta de políticas específicas para o combate de assassinato de mulheres negras, que segundo o Mapa da Violência cresceu 54% no Brasil entre os anos de 2003 e 2013.

A manifestação se encerra na Concha Acústica com atividades culturais, leitura de depoimentos e apresentação das bandas Honey Bee, Abacate Contemporâneo e a DJ Luiza Braga.