Cotidiano

Cientistas encontraram ouro na urina de vaca

Da Redação ·
IMAGEM ILUSTRATIVA -  Foto: Wikipedia
IMAGEM ILUSTRATIVA - Foto: Wikipedia

Cientistas indianos da Universidade Agrícola de Junagadh, no estado de Gujarat, localizaram ouro na urina dos bovinos de raça Gir, comunica o Indian Express. O nome da raça Gir foi definido conforme sua região de origem, Gir, no estado de Gujarat. 

continua após publicidade

Liderada pelo professor Balu Golakia,  a equipe de pesquisa divulgou que um litro de urina de vacas Gir pode apresentar de três miligramas a 10 miligramas de ouro. Golakia afirmou que os investigadores conseguiram separar e cristalizar o ouro.

“Tínhamos a informação de fontes antigas sobre a presença do ouro na urina das vacas e suas caraterísticas médicas. Como não havia um análise científica cuidadosa que o provasse, decidimos fazer esta pesquisa. Analisamos 400 amostras de urina de vacas Gir e achamos vestígios de ouro”, detalhou o coordenador da pesquisa, Balu Golakia.

continua após publicidade

Os cientistas ressaltam que este resultado é único, pois ao mesmo tempo eles analisaram a urina de búfalos, camelos, ovelhas e bodes e não encontraram o metal nobre. A análise foi realizada durante aproximadamente cinco anos.

O reitor da universidade, no entanto, explicou que os resultados da investigação devem ser ratificados por outros cientistas. Os pesquisadores esperam repetir a pesquisa utilizando a urina de outras raças de vacas. 

Paralelamente, o laboratório da universidade estuda como é possível usar a urina de vaca para combater as infeções humanas e doenças das culturas agrícolas.  A raça Gir também está presente no Brasil desde 1911 e agora é frequente na maioria das fazendas pecuárias do país. Também é utilizada para gerar o mestiço leiteiro chamado de "Girolando" junto com a raça Friesland-Holstein (também conhecida como holandesa).