Cotidiano

Operação Celeno combate esquema bilionário de contrabando 

Da Redação ·
(Foto: Divulgação/Polícia Federal)
(Foto: Divulgação/Polícia Federal)

A Polícia Federal de Maringá deflagrou na manhã desta quinta-feira (16) a Operação Celeno, ação que envolve cerca de 360 policiais federais para o cumprimento de 138 mandados no Paraná, São Paulo, Espírito Santo e Minas Gerais.

continua após publicidade

A operação visa desarticular uma organização criminosa de contrabandistas, que movimentam cerca de R$ 3 bilhões em mercadorias por ano. Ao todo, foram expedidos 28 mandados de prisão preventiva, 15 de prisão temporária, 18 de condução coercitiva e 77 de busca e apreensão.

A investigação já acontece há três anos, onde até o momento já foram apreendidas quatro aeronaves. Uma delas chegou a ser baleada pela Força Aérea Brasileira, enquanto retornava ao Paraguai carregada de mercadorias, em outubro de 2015.

continua após publicidade

Os criminosos se utilizam especialmente desse transporte em suas ações. Eles geralmente trazem produtos do Paraguai até o Brasil pelo meio aéreo. Já em solo brasileiro, as cargas eram distribuídas em caminhões até seu destino final.

Cada aeronave carregava cerca de 600 quilos de mercadorias, em um valor estimado de US$ 500 mil por frete ilícito. Cerca de quatro grupos já foram identificados, além dos fretistas que faziam a rota para os bandidos.