MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

ProUni oferece 125 mil bolsas de estudo

O MEC (Ministério da Educação) abriu as inscrições para o segundo semestre de 2016 do ProUni (Programa Universidade para Todos), programa de bolsas para estudantes de baixa renda ingressarem em instituições privadas de ensino superior. Nesta edição, o MEC

Da Redação

·
Prazo para concorrer ao benefício vai até as 23h59 da próxima sexta-feira (10/06).
Icone Camera Foto por Reprodução
Prazo para concorrer ao benefício vai até as 23h59 da próxima sexta-feira (10/06).
Escrito por Da Redação
Publicado em 08.06.2016, 14:38:00 Editado em 09.06.2016, 14:08:52
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O MEC (Ministério da Educação) abriu as inscrições para o segundo semestre de 2016 do ProUni (Programa Universidade para Todos), programa de bolsas para estudantes de baixa renda ingressarem em instituições privadas de ensino superior.

continua após publicidade

Nesta edição, o MEC oferece 125.442 bolsas de estudo, entre integrais e parciais (50% de desconto), em instituições de ensino superior. Dessas, 68.350 são parciais. De acordo com o órgão, são cerca de 9.000 bolsas a mais do que no mesmo período de 2015.

O prazo para concorrer ao benefício vai até as 23h59 da próxima sexta-feira (10). As inscrições são gratuitas e acontecem exclusivamente no site do ProUni, a partir do qual o candidato poderá pesquisar a partir do nome da instituição, do curso ou da cidade desejada. Cada candidato pode escolher até duas opções de curso e poderá alterá-las ao longo do processo.

continua após publicidade

Para se inscrever, os candidatos devem indicar o número de inscrição e a senha usados no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2015, além do CPF. Para participar, o candidato precisa ter participado do Enem de 2015 e ter obtido no mínimo 450 pontos na média das notas do exame e não ter tirado nota zero na redação.

Além disso, o candidato deve ter cursado todo o ensino médio na rede pública ou ter sido bolsista integral em escola privada; não ter diploma de ensino superior e renda familiar mensal per capita de até três salários mínimos (R$ 2.640). O critério de renda, entretanto, não se aplica a professores da rede pública que desejam obter a bolsa para estudar em curso de licenciatura.

APROVADOS - A oferta de bolsas terá duas chamadas: a primeira no dia 13 de junho, e a segunda, no dia 27. Os selecionados devem procurar a instituição de ensino escolhida e comprovar as informações prestadas no site do ProUni. As matrículas da primeira chamada vão do dia 13 até o dia 20, e da segunda, do 27 até o dia 1º de julho. Se não for selecionado, o candidato pode indicar interesse em participar da lista de espera, no período entre 8 e 11 de julho.

continua após publicidade

SISU - As inscrições começaram um dia depois da divulgação do resultado da 2ª edição do Sisu (Sistema de Seleção Unificada) 2016, sistema de seleção unificada para instituições públicas. Os candidatos podem consultar o resultado na página do Sisu ou nas instituições de ensino superior. O estudante aprovado deverá realizar sua matrícula na instituição para a qual foi selecionado nos dias 10, 13 e 14 de junho.

ENEM - No dia 8 de janeiro, o Ministério da Educação divulgou os resultados do Enem 2015, que podem ser consultados no site do Inep. O sistema possibilita que o estudante use a nota do Enem para entrar em diversas universidades públicas, como a Unesp (Universidade Estadual Paulista) e a Unifesp (Universidade Federal de São Paulo). O único requisito é ter tirado nota acima de zero na prova de redação.

A edição deste ano do Enem teve 7,7 milhões de inscritos, mas 25% deles (1,9 milhão) não participaram dos dois dias de testes. Esse foi o menor índice de abstenção desde 2009.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "ProUni oferece 125 mil bolsas de estudo"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!