Cotidiano

Mostra Foto Rio apresenta diferentes perspectivas para a fotografia

Da Redação ·
Coletivo Gráfico promove intervenção artística na Mostra Foto Rio (Foto: Isabela Vieira/Agência Brasil)
Coletivo Gráfico promove intervenção artística na Mostra Foto Rio (Foto: Isabela Vieira/Agência Brasil)

Diversos centros culturais do Rio de Janeiro receberão até o dia 23/06 exposições, oficinas e palestras sobre fotografia. Os eventos integram a nona edição do Foto Rio - Encontro Internacional de Fotografia do Rio de Janeiro.

continua após publicidade

O Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica receberá a mostra "Delírios Coletivos". Julieta Roitaman, curadora da mostra, conta que os coletivos artísticos "Norte Comum", "Pandilla", "Coletivo Gráfico" e "Miúda"  foram convidados para compor a exposição. A proposta, era realizar fotografias seguindo a técnica chamado por Hélio Oiticica de "delírio ambulatório", na qual o artista deva perambular pelo ambiente urbano, atentando-se a tudo que pudesse ser relevante. 

Mostra Foto Rio apresenta diferentes perspectivas para a fotografia fonte: Reprodução
continua após publicidade

Para este trabalho, o grupo "Norte Comum" retratou a cidade no período da manhã, mostrando o deslocamento das pessoas de casa até o trabalho. Além desta mostra, também estarão expostas obras do fotógrafo e artista plástico Carlos Vergara, em especial, como os retratos que este fez do carnaval de rua carioca, na década de 70.

Até o final da mostra, serão 44 apresentações em 13 centros do Rio de Janeiro. Também serão oferecidas palestras sobre a produção fotográfica e leitura do portfólio de fotógrafos.