Cotidiano

Tubarões são mais inteligentes do que era suposto, aponta pesquisa

Da Redação ·
Tubarões têm boa capacidade de aprendizagem, uma das formas de se medir o nível de inteligência - Foto: ScreenWest
Tubarões têm boa capacidade de aprendizagem, uma das formas de se medir o nível de inteligência - Foto: ScreenWest

Pesquisadores chegaram à recente conclusão que tubarões não são apenas 'máquinas sem mentes' - eles têm personalidades diferentes, conforme resultado de estudo científico. Uma equipe da Universidade Macquarie observou o comportamento de tubarões da costa leste da Austrália, descobrindo que estes possuem reações individuais quando expostos a estresse ou ambientes desconhecidos durante os testes. 

O pesquisador Culum Brown afirmou que os estudos demonstraram que tubarões, assim como seres humanos, têm suas preferências individuais e comportamentais.

Pesquisa aponta ainda, entre outras coisas, que os tubarões são inteligentes e curiosos e com habilidades antes atribuídas a uns poucos animais, entre eles os golfinhos. 

CAPACIDADE DE APRENDIZAGEM
"Tubarões têm boa capacidade de aprendizagem, uma das formas de se medir o nível de inteligência", pontua Samuel Gruber, biólogo marinho da University of Miami´s Rosenstiel. 

Ele descobriu que os tubarões-limão podem aprender tarefas de condicionamento clássico 80 vezes mais rápido que um gato ou coelho.

continua após publicidade