Cotidiano

Receita de cerveja de 5 mil anos é descoberta na China

Da Redação ·
Um homem de 52 anos foi preso após se envolver em um acidente na noite de ontem (16), em Faxinal- (Foto - Reprodução/arquivo/imagem ilustrativa)
Um homem de 52 anos foi preso após se envolver em um acidente na noite de ontem (16), em Faxinal- (Foto - Reprodução/arquivo/imagem ilustrativa)

Arqueólogos descobriram antigos equipamentos utilizados para fabricar cerveja no Planalto Central da China, em galerias escavadas entre 3400 e 2900 a.C. , os quais incluem funis, jarros e potes. Acredita-se que os objetos eram utilizados para preparar, filtrar e armazenar a bebida. É a "fábrica" de cerveja mais antiga da China, e as evidências demonstram que esses antigos fabricantes já utilizavam ferramentas especializadas, bem como técnicas usadas até hoje no processo de produção.

Os pesquisadores também encontraram um "fogão" de argila, o qual era usado pelos antigos habitantes do local para aquecer e quebrar as moléculas de carboidratos, convertendo-os em açúcar. Ao analisar os potes e jarros, a equipe encontrou grãos utilizados para fabricar cerveja, os quais apresentavam evidências de terem sido esmagados e triturados, duas etapas essências para o processo de fabricação bebida.

Resíduos da bebida foram utilizados para descobrir sua receita, publicada na revista científica Proceedings of the National Academy of Sciences. A receita incluía uma mistura de grãos fermentados, acompanhada por partes doces de plantas, para suavizar o sabor. O resultado final da bebida era ao mesmo tempo, doce e azedo.

continua após publicidade