Cotidiano

​Será que árvores dormem?

Da Redação ·
Foto:TECHNISCHE UNIVERSITAT WIEN
Foto:TECHNISCHE UNIVERSITAT WIEN

A ideia de um carvalho tirar um cochilo parece um tanto bizarra à primeira vista. Entretanto, cientistas observaram pequenas mudanças físicas nas plantas que correspondem, em certos aspectos, ao sono dos animais.

continua após publicidade

A equipe utilizou dois lasers para escanear duas árvores e examinar minuciosamente suas superfícies. Com isso, eles concluíram que as árvores se moviam durante a noite, fenômeno que Charles Darwin já havia observado em plantas menores.

Para evitar que os resultados fossem afetados pelo clima e/ou localização, os pesquisadores observaram uma árvore na Finlândia e outra na Áustria, sob condições calmas e sem vento. As folhas e galhos se encolhem gradualmente durante a madrugada, recuperando sua rigidez algumas horas após o amanhecer.

continua após publicidade

Entretanto, o pesquisador András Zlinszky do Centro de Pesquisas Ecológicas da Hungria, afirmou que o fenômeno observado se deve à perda de água por parte das células da árvore, devido à osmose, a qual ocorre com maior intensidade durante à noite, devido à ausência do processo de fotossíntese.

O estudo foi publicado na revista científica Frontiers in Plant Science.