Cotidiano

​O Everest não é a maior montanha do mundo, afirmam especialistas em relevo

Da Redação ·
O  Everest é a maior montanha do mundo quando apenas a altura acima do nível do mar é considerada Foto: Getty Images
O Everest é a maior montanha do mundo quando apenas a altura acima do nível do mar é considerada Foto: Getty Images

Quando técnicas de medição tradicionais são utilizadas, o Monte Everest é considerado a maior montanha do mundo, com cerca de 9000m de altura acima do nível do mar. Entretanto, levando em consideração a altura relativa ao centro da terra, a montanha de maior comprimento, consequentemente o ponto mais próximo do espaço, é o Monte Chimborazo, no Equador. 

continua após publicidade

Conforme Andrew Griffin, do The Independent, o  Everest é a maior montanha do mundo quando apenas a altura acima do nível do mar é considerada. Entretanto, quando a altura relativa ao centro da Terra é considerada, Chimborazo vence facilmente, enquanto o Everest não entraria nem para o top 20.   

O formato de relevo irregular da Terra confere vantagem a montanhas alinhadas ao Equador, sendo este o caso de Chimborazo, enquanto o Everest encontra-se em uma posição mais distante do espaço, por localizar-se em uma área mais próxima ao Pólo Norte.


A fama do Monte Everest  deve-se ao fato de ser a montanha de mais difícil escalada do mundo, lembrado por alpinistas como um grande desafio. Enquanto o Chimborazo pode ser escalado em duas semanas, o cume do Everest não é alcançado em menos de dois meses.