​Grupo de cientistas se reúne para planejar a criação de genoma e ainda DNA

Da Redação ·
Cientistas acreditam que sintetizar genomas pode possibilitar melhor entendimento da vida - ​ Foto: Getty Images

Cerca de 130 pesquisadores, advogados, empresários e agentes governamentais de cinco continentes se reuniram em Harvard (EUA) nesta semana para uma reunião com o intuito de discutir a possibilidade de se criar um genoma a partir do zero. O evento foi fechado para a imprensa.

O ato de sintetizar genomas envolve construí-los do nada, combinando moléculas para criar DNA. Algo similar foi feito por Craig Venter em 2010, quando este criou a primeira célula sintética, uma bactéria de genoma relativamente simples.Segundo participantes, o encontro foi feito com a finalidade de organizar um projeto internacional focado em sintetizar genomas, para que seja possível melhorar nosso entendimento da vida.

O assunto em questão é relativamente polêmico, envolvendo questões filosóficas e éticas. A mídia afirma ser este o motivo de o encontro ser privado: os participantes supostamente desejaram discutir tais tópicos sem correr o risco de ser mal interpretados, ou mal vistos devido a sua opinião.

REVISTA

Entretanto, os cientistas alegam ter tomado tal decisão devido a problemas com a revista científica responsável por cobrir o encontro, afirmando que um vídeo completo do evento estará disponível para o público quando o artigo for publicado.