Cotidiano

​Com o que sonham os lagartos?

Da Redação ·
Imagem: Reprodução
Imagem: Reprodução

Uma pesquisa feita na Alemanha utilizando cinco lagartos australianos indicou que esses répteis podem sonhar, algo que seria muito importante para o estudo da evolução do sono.

Os cientistas afirmam ter documentado pela primeira vez sono com movimento rápido dos olhos, ou sono REM (do inglês Rapid Eye Movement) em répteis,  bem como outro estágio conhecido como slow-wave sleep (sono de ondas lentas). Até agora, estes estágios haviam sido observados apenas em mamíferos e pássaros.

Uma vez que os sonhos ocorrem durante o sono REM, as descobertas indicam que os lagartos também sonham, embora os temas destes ainda pertençam à área da especulação. Os cientistas supõem que os animais devem sonhar com eventos recentes, tais como brigas por território, captura de presas, dentre outros.

O período no qual surgiu o sono REM e o sono de ondas lentas permanece desconhecido. A descoberta de que répteis compartilham esses importantes estágios com mamíferos e pássaros sugerem que o sono surgiu muito antes do que se pensava.

continua após publicidade