Cotidiano

IBM deseja facilitar o acesso a computadores quânticos

Da Redação ·
IBM deseja facilitar o acesso a computadores quânticos - Imagem: Foto: JON SIMON, Associated Press
IBM deseja facilitar o acesso a computadores quânticos - Imagem: Foto: JON SIMON, Associated Press

A empresa americana IBM pretende facilitar o acesso a computadores quânticos através da criação de sistemas voltados para pesquisa, e de um simples tutorial disponível na internet.

continua após publicidade

A ideia de computadores capazes de explorar as leis da física quântica data de 1981, tendo gerado grandes expectativas e controvérsias. Os referidos sistemas se baseiam na noção de um "qubit", ou bit quântico, que seria uma unidade capaz de armazenar mais informação do que os clássicos dígitos binários.

O sistema atual é composto por cinco qubits, não sendo suficiente para substituir os computadores atuais no momento. Por enquanto, o principal propósito deste é ser testado e analisado por estudantes e pesquisadores, para que possam experimentar os algoritmos do novo sistema.

continua após publicidade

Para testar o tutorial da IBM, acesse o endereço https://www.research.ibm.com/quantum/ . Deve-se notar que ele não é o primeiro simulador de computador quântico a ser disponibilizado online, título que cabe ao Quantum Computing PLayground, criado pelo Google.