Cotidiano

​Acidentes com ciclistas provocam 74 mortes por ano no Paraná, diz Detran

Da Redação ·
Acidente com morte de ciclista: Detran faz campanha de prevenção - Foto: Arquivo
Acidente com morte de ciclista: Detran faz campanha de prevenção - Foto: Arquivo

Diariamente ocorrem diversos acidentes envolvendo ciclistas no Paraná. Conforme o Departamento de Trânsito do Estado (Detran), que leva em conta números registrados pelas polícias rodoviárias Federal e Estadual, Polícia Militar e prefeituras, cerca de 74 ciclistas morrem por ano em acidentes no Paraná, e ainda com média anual de 2.119 feridos nesse tipo de ocorrência de trânsito no Estado.

Por conta dessa realidade, eles são tema da campanha “31 Dias para mudar o trânsito”, que integra as ações do Governo do Paraná para o Maio Amarelo.  A partir desta quinta-feira (5), o site www.detran.gov.br/maioamarelo divulga um depoimento inspirado em fatos reais sobre os perigos de trafegar de bicicleta à noite, sem o uso de equipamentos de segurança como farol, lanterna e faixas refletivas.

Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), todo ciclista deve usar campainha, sinalização noturna dianteira, traseira, lateral e nos pedais, e espelho retrovisor do lado esquerdo. Outros elementos complementares também ajudam a aumentar a segurança no período noturno.

continua após publicidade