Cotidiano

A​strônomos descobrem cometa sem cauda

Da Redação · GoogleNews

Siga o TNOnline
no Google News

Receba notícias no seu WhatsApp!
Participe dos grupos do TNOnline
A​strônomos descobrem cometa que não possui cauda - Fonte: scienceworldreport.com
A​strônomos descobrem cometa que não possui cauda - Fonte: scienceworldreport.com

Pela primeira vez na história da astronomia, foi encontrado um cometa sem cauda, ou como os cientistas chamam, um cometa "Manx". Os pesquisadores esperam que o estudo de sua composição ajude a entender o processo de formação e evolução de nosso sistema solar.

Ao cometa foi dado o nome C2014/S3, já que foi observado em 2014 pela rede australiana de telescópios Pan-STARRS, criada especialmente para detectar corpos se movendo em alta velocidade no cosmo.

NAS BORDAS DO SISTEMA SOLAR

Segundo a pesquisadora Karen Meech, da Universidade do Havaí, o corpo celeste foi encontrado em perfeitas condições, o que indicaria que este permaneceu nas bordas do sistema solar, não tendo sido danificado pela radiação emitida por nossa estrela Maior.

Conforme a publicação Modern Readers, a composição do cometa se baseia em materiais rochosos encontrados nas proximidades de nosso planeta, em contraste com objetos similares que são compostos de materiais como gelo, e que se formaram nas frias bordas do sistema solar. Baseados nesse fato, os cientistas criaram a hipótese de que este cometa formou-se em um local próximo à Terra, antes de ser arremessado para regiões mais distantes do Sol.

continua após publicidade