MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

Polícia desmantela esquema de falsificação de documentos 

Um esquema de falsificação de documentos oficial foi desmantelado pela Polícia Civil na tarde de terça-feira (26), em Curitiba. A quadrilha forjava os mais variados documentos, desde carteiras de identidade (RG), CPF, habilitação de motorista, documentos

Da Redação

·
 Polícia apreendeu pastas com grande organização de dados cadastrais e cópias bem próximas de documentos legítimos - Foto: Polícia Civil/Divulgação
Icone Camera Foto por Reprodução
Polícia apreendeu pastas com grande organização de dados cadastrais e cópias bem próximas de documentos legítimos - Foto: Polícia Civil/Divulgação
Escrito por Da Redação
Publicado em 27.04.2016, 14:31:00 Editado em 27.04.2020, 19:51:00
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Um esquema de falsificação de documentos oficial foi desmantelado pela Polícia Civil na tarde de terça-feira (26), em Curitiba. A quadrilha forjava os mais variados documentos, desde carteiras de identidade (RG), CPF, habilitação de motorista, documentos de veículos, cartões bancários até carteirinhas de faculdade, atestados médicos, declarações de imposto de renda e contas de luz.

continua após publicidade

“O esquema era especializado em fabricar uma pessoa totalmente nova, a partir de dados de terceiros, forjando uma nova identidade e abandonando o nome sujo para trás”, explicou o delegado-titular do Centro de Operações Policiais Especiais (Cope), Rodrigo Brown.

continua após publicidade

O chefe do esquema é um antigo conhecido das forças de segurança, inclusive de outros estados. Contra Rui Menin, 39 anos, havia dois mandados de prisão em aberto pela Polícia Federal, também por estelionato. Ele já havia sido preso anteriormente por manter em funcionamento práticas quase idênticas à encontrada nesta terça-feira.

Menin foi abordado por uma equipe do Cope no momento em que entregava carteiras de identidade a Valter Manoel Quintino, 48 anos, nas proximidades de um shopping center no bairro Portão, na frente de onde era mantido o local com todo o aparato necessário para a falsificação, como máquinas para gravar cartões magnéticos, computadores e impressoras. 

Com eles, a polícia apreendeu pastas com grande organização de dados cadastrais e cópias bem próximas de documentos legítimos.Também foram presos André Ricardo da Silva, 42 anos, que tinha antecedente criminal por estelionato e Fabiana Alconches Lopes, 31 anos. “Documentos falsos trazem muita dor de cabeça para as forças de segurança. É comum marginais serem presos e apresentarem documentos falsos, por isso sempre procuramos descobrir de onde surgem esses registros”, diz o delegado.

continua após publicidade

De acordo com Brown, eles responderão pelos crimes de associação criminosa, falsificação de documento público e particular. As investigações prosseguem para identificar as pessoas que faziam uso desses falsificadores e com qual objetivo.

“Quem procura esse tipo de serviço com certeza está com problemas com a lei ou pretende praticar algum tipo de golpe”, afirma o delegado. Os suspeitos presos encontram-se no Cope, à disposição da Justiça.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Polícia desmantela esquema de falsificação de documentos "

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!