Cotidiano

Abril pode terminar com geada e neve na região sul do Brasil

Da Redação ·
Segundo o Simepar - Foto: Sérgio Rodrigo/Tribuna do Norte
Segundo o Simepar - Foto: Sérgio Rodrigo/Tribuna do Norte

Depois de um início de outono atípico, com altas temperaturas e tempo seco, uma mudança repentina no clima fez os paranaenses tirarem os casacos do armário na manhã desta terça-feira (26/04). Conforme o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), a chuva que atinge o Estado marca a chegada de uma extensa e intensa frente fria que está se instalando na região sul do País atingindo também os estados de Rio Grande do Sul (PR) e Santa Catarina (PR).

continua após publicidade

De acordo com a meteorologista Ana Beatriz Porto, de Curitiba, a massa de ar polar pode resultar em geada e até neve. No Paraná, a previsão é de chuva concentrada nos municípios da região norte nesta terça-feira (26) e de frio intenso no decorrer da semana. 

“Por enquanto a frente fria vai evoluindo pelo Paraná com grande chuva concentrada, mas pouco raios. A massa de ar polar está esperando na retaguarda com resfriamento acentuado nos próximos dias”, comenta.

continua após publicidade

A meteorologista destaca que o ápice do frio será entre quarta (27) e quinta-feira (28), com mínima de 6°C pela manhã. “Na quarta já são esperadas mínimas de 9 °C e a máxima não chega aos 20 graus na região de Apucarana. Na quinta-feira o sistema se estabelece o que vai diminuir ainda mais as temperaturas”, explica apontando risco de geada no Paraná e possibilidade de neve em Santa Catarina e Rio Grande do Sul. 

Semana com baixas temperaturas aumenta risco de geada - Foto: Delair Garcia/Tribuna do Norte

A meteorologista explica que a chuva é característica do choque entre a condição de clima seco e a frente fria de massa polar. “Quando a massa de ar polar ingressou no Paraná modificou totalmente a condição do tempo e afastou o ar seco e quente. Este evento provoca chuva forte e temporais”, explica.

continua após publicidade

MASSA POLAR - A previsão é que o centro da massa polar avance ainda mais pelo sul brasileiro entre quinta-feira e sábado (30). O frio vai provocar geada ao amanhecer que poderá ser ampla e até forte em alguns locais do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Há chance de gear em Curitiba ao amanhecer de quinta-feira.

NEVE- A massa polar está ganhando força para esfriar a atmosfera até nas suas camadas superiores e deve persistir sobre o sul por toda a semana.  Há possibilidade de nevar sobre a região serrana entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina por conta do frio intenso e umidade.

ORIGEM - A frente fria que avança pelo Brasil e também pela Bolívia começou nos países vizinhos. Na Argentina e Uruguai a segunda-feira (25) amanheceu com baixas temperaturas. Buenos Aires tinha cerca de 12°C e Montevidéu, 14°C. Apenas áreas do extremo norte da Argentina tinham temperaturas entre 17°C e 20°C. 

O Paraguai também sentiu uma forte queda de temperatura. No domingo (24), a capital paraguaia Assunção registrou 34°C. Cenário que mudou completamente na tarde de segunda-feira, quando a cidade estava debaixo de temporal.