Cotidiano

Unespar abre inscrições para 1ª turma de mestrado em História

Da Redação ·
Programa é presencial, gratuito e com oferta simultânea nacional, reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) - Foto: Divulgação
Programa é presencial, gratuito e com oferta simultânea nacional, reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) - Foto: Divulgação

O Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória) é o terceiro programa de pós-graduação stricto sensu da Universidade Estadual do Paraná (Unespar). Após a aprovação e organização do edital para seleção dos alunos da primeira turma, os interessados podem se inscrever até 22 de maio. Para participar, os candidatos devem ter graduação em curso superior de licenciatura devidamente registrado no Ministério da Educação (MEC) e atuar como professor de História em qualquer ano da Educação Básica.

continua após publicidade

 As inscrições devem ser feitas no site www.profhistoria.uerj.br, mesmo endereço em que está publicado o edital completo. O mestrado será ofertado no campus da Unespar em Campo Mourão e disponibiliza 12 vagas. Para a seleção, os candidatos participarão de exame nacional que será realizado em 26 de junho no campus da universidade. A prova será composta por 20 questões objetivas de múltipla escolha e uma questão discursiva, ambas de caráter eliminatório e classificatório. O resultado do processo seletivo será divulgado no dia 20 de julho na página oficial do programa. 

Os aprovados deverão fazer matrícula de 25 a 30 de julho para iniciar as aulas no mês de agosto. As aulas presenciais acontecerão nas quintas-feiras das 13h30 às 17h30 e nas sextas-feiras das 8 às 12 horas e das 13h30 às 17h30.

continua após publicidade

PROFHISTÓRIA – O programa é presencial, gratuito e com oferta simultânea nacional, reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O objetivo é a formação continuada de docentes em História que atuam nos Ensinos Fundamental e Médio, propiciando qualificação certificada para o exercício da profissão. 

A aprovação é resultado do trabalho realizado nos últimos quatro anos pela Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) que instituiu com a reitoria Grupos de Trabalho (GTs) responsáveis pela criação e desenvolvimento dos programas de pós-graduação na Unespar. Na chamada, a Coordenação Nacional do ProfHistória recebeu 43 propostas dos quais 18 foram aprovados. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (44) 3518-1824 ou pelo e-mail profhistoria@unespar.edu.br.