Cotidiano

Mais de 82 mil meninas de nove anos devem ser vacinadas contra o HPV no Paraná

Da Redação ·
vacina HPV quadrivalente faz parte do calendário nacional e está disponível em cerca de 36 mil  salas de vacinação de todo o Brasil - Foto: new.d24am.com
vacina HPV quadrivalente faz parte do calendário nacional e está disponível em cerca de 36 mil salas de vacinação de todo o Brasil - Foto: new.d24am.com

O Ministério e a Secretaria de Estado da Saúde estima em 82 mil o número de meninas de nove anos que devem ser vacinadas contra o vírus HPV no Paraná. De acordo com fontes do ministério, o HPV é principal fator responsável pelo câncer do colo do útero.  Além das meninas de nove anos, o Ministério objetiva ainda imunizar as meninas de 10 a 13 anos que não tomaram a vacina ou não completaram as duas doses necessárias para ficarem imunes ao vírus.

A vacina HPV quadrivalente faz parte do calendário nacional e está disponível em cerca de 36 mil  salas de vacinação de todo o Brasil. As meninas poderão ser vacinadas também nas escolas públicas e particulares. 

O Ministério da Saúde avalia que envolver as escolas é a melhor forma de obter índices mais elevados de cobertura vacinal.  A recomendação do Ministério é que as secretarias estaduais de saúde se articulem junto às secretarias de educação a para operacionalizar as ações profiláticas nas escolas, para que cada município defina sua estratégia de vacinação, de acordo com a logística e realidades locais.

O QUE É O HPV 
O HPV é um vírus transmitido pelo contato direto com pele ou mucosas infectadas por meio de relação sexual. Também pode ser transmitido da mãe para filho no momento do parto.  De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 290 milhões de mulheres no mundo são portadoras da doença, sendo 70% infectadas pelos tipos 16 e 18, que são de alto risco para o desenvolvimento câncer do colo do útero. Para 2016, o Instituto Nacional do Câncer estima o surgimento de 16 mil novos casos e cerca de 5,4 mil mortes neste ano.

continua após publicidade